quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A tecnologia do air-bag

O tema deste post está relacionado com o princípio da inércia, e é um dos itens de segurança de um veículo.
Conhecendo a tecnologia do air-bag

1.      O que é um air-bag?
Como o próprio nome já indica o air-bag é uma bolsa inflável utilizada na proteção da cabeça e tórax durante a colisão do veículo.

2.      Quais são os itens que compõem esse equipamento?
É formado por uma bolsa de náilon fina dobrada e acoplada ao painel do automóvel, um sensor de colisões e um inflador químico.

3.      Como ele funciona?
Quando o sensor detecta uma situação de impacto, é acionada uma bomba de nitrato de potássio, ácido de sódio e dióxido de sicílio. A mistura dessas três substâncias produz gás nitrogênio, responsável pela inflação da bolsa. O volume de gases produzidos é tão grande que provoca a ejeção do air-bag a uma velocidade de 320km/h.

Esquema do funcionamento de um sistema de air-bagdentro do volante


4.      Quando foi inventado?
Essa tecnologia foi inventada em 1953, por um engenheiro industrial norte-americano, e começou a ser utilizada em automóveis a partir de 1980.

5.      O uso é obrigatório em veículos nacionais?
Desde 2003, discute-se a obrigatoriedade da adoção de air-bag nos veículos nacionais. Mas, por causa de seu elevado custo, ainda não existe uma lei que torne sua presença obrigatória em todos os veículos novos vendidos no país. Ele é apenas um item opcional de segurança.

6.      Em qualquer situação o air-bag é acionado?
Por medidas de segurança, esse equipamento não é acionado se o automóvel capotar ou se receber uma batida traseira.

7.      Pesquise algumas estatísticas de trânsito relacionadas ao uso desse equipamento e posicione-se a favor ou contra a obrigatoriedade da instalação do air-bag em todos os veículos nacionais.
Quando aliado ao cinto de segurança, reduz em até 30% o risco de vida em colisões frontais.



domingo, 23 de outubro de 2011

10.000

Olá leitores que acompanham o meu blog.
Nesta postagem de número 60, venho comemorar o sucesso do blog, que hoje atingiu 10.000 visualizações de página!

Obrigado a todos os leitores do blog!
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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vem aí o II Ciclone do Saber

O Ciclone do Saber é uma mostra multidisciplinar realizada no Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí. Em sua segunda edição a realizar-se entre os dias 16 e 17 de novembro, serão expostos trabalhos, pesquisas e experimentos desenvolvidos no decorrer do ano letivo ou criados pelos alunos envolvendo as disciplinas presentes na grade curricular da escola.

A mostra recebe este nome em alusão ao ciclone extratropical que atingiu o litoral norte gaúcho. Fenômeno este, que ocorreu em novembro de 2009, mesmo mês em que se realizará a mostra.

No momento do temporal, 400 alunos testemunharam destruição do prédio do
Instituto Barão de Tramandaí, mas nenhum ficou ferido.

As inscrições para trabalhos de alunos do ensino fundamental e médio serão validadas mediante o preenchimento de ficha de inscrição disponível na secretaria da escola, até o dia 25/10/11.
Para obter mais informações sobre o evento os alunos devem entrar em contato com os professores membros da comissão organizadora: Adriana Nunes, Priscila Rocha, Joice Costa, Ariana Leite, Andrios Bemfica dos Santos, Jéssica Abraham, Giceli Schallenberger e Márcia Costa.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O pássaro equilibrista - Atividade experimental sobre equilíbrio estável e centro de gravidade

Com esta atividade você poderá brincar com uma montagem que apresenta um equilíbrio muito estável, além de abordar o conceito de centro de massa de um corpo. Preste atenção em sua estrutura e movimento.

Esquema de montagem do experimento

Material
·         Cartolina;
·         Tesoura;
·         Lápis;
·         Papel quadriculado;
·         Palito de dente
·         Pedaço de arame fino (40 cm);
·         Fita adesiva.

Roteiro e questões
Por que o pássaro não cai?
·         Desenhe o pássaro do modelo no papel quadriculado, cole-o sobre uma cartolina e em seguida recorte a figura.
·         A figura do pássaro sobre o quadriculado não está na escala correta. Ela deverá servir como referência para você desenhar a figura no papel quadriculado.
·         Fixe o pássaro recortado no palito de dente com fita adesiva. Uma das pontas do palito deve ficar na altura da asa do pássaro.
·         Com os 40 cm de arame, faça um arco e prenda-o a 1 cm da outra ponta do palito de dente como mostrado na figura.
Aqui começa uma pequena investigação
·         Coloque a ponta do palito na beirada de uma mesa.
·         Ajuste o arco de arame para que o arranjo fique o mais equilibrado possível sobre a mesa.

A partir da interação com o pássaro equilibrista, tente responder as duas perguntas:
1.      Onde se encontra o centro de massa do arranjo?
2.      Por que o pássaro equilibrista não cai?

Comentários:
A proposta desta atividade, cujo objetivo é aplicar o conceito de equilíbrio estável, é investigar um equilíbrio muito estável e descobrir por que o pássaro não cai. Por isso, é interessante exemplificar outras situações de equilíbrio estável, levando uma régua e uma vassoura para a sala de aula.
Equilibre uma vassoura segurando a ponta do cabo com os dedos e a escova para baixo e, depois, equilibre ao contrário, ou seja, com a escova para cima. Em qual das situações é mais fácil manter a vassoura equilibrada?
Posicione verticalmente uma régua na palma da mão por um tempo. Logo se percebe que não é fácil mantê-la nessa posição.
Procure comparar as duas situações, e identifique onde está o centro de massa da vassoura e da régua e as forças que atuam sobre as duas em cada uma das três situações. O objetivo é perceber que, quando o centro de massa está acima do ponto de apoio, o equilíbrio é instável. Mas quando está abaixo desse ponto, como no caso em que estamos investigando, ele é estável.
Nesse experimento é importante perceber que, no conjunto (pássaro + arco de arame), é o arco de arame responsável pelo equilíbrio. A massa do arame é maior que a massa do pássaro, que é de papel. Sendo assim, o centro de massa do arranjo é deslocado para baixo da ponta do palito. Além disso, por causa da forma do arame, podemos dizer que em média o centro de massa fica na direção vertical. Não necessariamente sobre o arame, mas na área por ele delimitada. No entanto, dependendo da figura do arco, a inclinação do pássaro será maior ou menor.
O arco de arame se constitui no contrapeso do conjunto e tem a função de deslocar o centro de massa do pássaro para baixo do ponto de apoio. O que resulta no equilíbrio estável.

O vídeo abaixo fala sobre o equilíbrio estável e o centro de gravidade de diferentes sistemas. 
 


O material foi elaborado por Iberê Thenório, criador do site Manual do Mundo, que traz muitas outras experiências interessantes e curiosas sobre matemática, física, química, biologia, mágica, música entre outros. Visite: http://www.manualdomundo.com.br/


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