terça-feira, 22 de novembro de 2011

II Ciclone do Saber - Mostra científica, cultural e artística

Nos dias 16 e 17 de novembro do corrente ano, ocorreu nas dependências do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, o II Ciclone do Saber - Mostra científica, cultural e artística.
O evento já  havia sido divulgado aqui no blog.
Na tarde do dia 16, os alunos do 1º ao 7º ano do ensino fundamental apresentaram seus trabalhos no Ciclone do Saber Mirim.
No mesmo dia, os alunos do ensino médio do noturno apresentaram seus trabalhos experimentais e/ou pesquisa.
Já no dia 17 foi à vez dos alunos do diurno apresentarem seus trabalhos. Os alunos do ensino médio da manhã, juntamente com os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e os alunos do Curso Normal da tarde, deram um show em suas apresentações com muita organização e criatividade.

Nesta segunda edição do Ciclone do Saber foram 150 trabalhos inscritos nas mais diversas áreas do conhecimento, superando o número de trabalhos inscritos na primeira edição do evento que foi de 132.
Os assuntos dos trabalhos apresentados foram escolhidos livremente pelos alunos, mostrando a afinidade de cada grupo com as áreas do conhecimento abordadas no currículo da escola. Alguns trabalhos tinham ênfase na exposição e outros na experimentação, mas de modo geral, os trabalhos obtiveram uma boa avaliação tanto da comissão organizadora quanto da avaliadora.
Durante os dois dias em que ocorreu o evento, a escola recebeu a visita do Centro de Ensino Sinodal de Tramandaí.
O vídeo abaixo contém os registros fotográficos e filmográficos de alguns trabalhos apresentados nos quatro turnos em que ocorreu o II Ciclone do Saber.


Comissão Organizadora do II Ciclone do Saber: Adriana Nunes (Diretora), Priscila Rocha, Joice Costa, Ariana Leite, Andrios Bemfica dos Santos, Jéssica Abraham, Giceli Schallenberger e Márcia Costa (Professores).

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Queda dos corpos – Aspectos históricos e alguns aplicativos

Entre diversos movimentos que ocorrem na natureza, houve sempre interesse no estudo do movimento de queda dos corpos próximos à superfície da Terra. Quando abandonamos um objeto (uma pedra, por exemplo) de uma certa altura, podemos verificar que, ao cair, sua velocidade cresce, isto é, o seu movimento é acelerado. Se lançarmos o objeto para cima, sua velocidade diminui gradualmente até se anular no ponto mais alto, isto é, o movimento de subida é retardado. As características destes movimentos de subida e descida foram objeto de estudo desde tempos bastante remotos.




Aristóteles
(384-322 a.C.)

Aristóteles e a queda dos corpos


O grande filósofo Aristóteles, aproximadamente 300 anos antes de Cristo, acreditava que, abandonando corpos leves e pesados de uma mesma altura, seus tempos de queda não seriam iguais: os corpos mais pesados alcançariam o solo antes dos mais leves. A crença nesta afirmação perdurou durante quase dois mil anos. Isso ocorreu em virtude de nossa intuição nos fazer pensar que os corpos mais pesados realmente caem mais rapidamente, além da grande influência do pensamento aristotélico em várias áreas do conhecimento. Um estudo diferenciado do movimento de queda dos corpos utilizando técnicas experimentais só viria a ser realizado pelo físico Galileu Galilei, no século XVII.

Galileu e a queda dos corpos


Galileu Galilei
(1564-1642)

Galileu é considerado o introdutor do método experimental na Física, acreditando que a realização de experimentos, ao controlar as partes importantes do fenômeno, ajudaria na sua explicação. Já os aristotélicos consideravam que os experimentos não serviam para estudar a realidade. Esse método, inovador, serviu para abordar a pesquisa de um modo diferente, o que levou a conclusões bem distintas das de Aristóteles.
Estudando a queda dos corpos através de sofisticadas técnicas experimentais e de medição, Galileu chegou à conclusão de que:

Abandonados de um mesma altura, um corpo leve e um corpo pesado caem simultaneamente, atingindo o chão no mesmo instante.”

contrariamente ao que pensava Aristóteles.

Galileu descreve em seus livros que ele teria subido ao alto da Torre de Pisa e, para demonstrar experimentalmente sua afirmativa, abandonou várias esferas de pesos diferentes, que atingiram o chão quase ao mesmo tempo.

A famosa torre inclinada de Pisa, cuja altura é de, aproximadamente, 45m. Conta-se que, do alto dessa torre, Galileu realizou sua célebre experiência sobre a queda dos corpos.


Aplicativos sobre Queda dos Corpos

Abaixo serão listados alguns aplicativos disponíveis na web sobre queda dos corpos, onde é possível visualizar a relação entre grandezas envolvidas neste movimento, como aceleração da gravidade, velocidade, posição e tempo de queda. Também é possível diferenciar a queda dos corpos no vácuo ou no ar, quando a resistência do ar é desprezível (queda livre), e no ar quando há existência de resistência com o ar.


Galileu na Torre de Pisa
Este aplicativo demonstra a teoria proposta por Galileu Galilei na queda dos corpos. É possível visualizar que corpos de diferentes massas caem ao mesmo tempo de uma mesma altura se a queda for no vácuo ou quando a resistência do ar é desprezível.

Clique aqui para visualizar o aplicativo

O Paraquedista
Um paraquedista salta de um helicóptero parado no ar a uma certa altura, porém seu paraquedas não abre e ele cai em queda livre..

Clique aqui para visualizar o aplicativo

Bungee Jump
Nessa simulação um lutador de sumô e uma criança saltam de bungee jump de um prédio de 125m para demonstrar qual deles começa a esticar a corda primeiro.

Clique aqui para visualizar o aplicativo

Queda Natural
Nessa simulação Newton está debaixo de uma macieira como espectador e o usuário pode escolher uma das maçãs e modificar seus respectivos pesos para analisar o tempo e a velocidade de queda.
Clique aqui para visualizar o aplicativo

A Queda Desesperadora
Um homem gordo e um homem magro pulam ao mesmo tempo de um helicóptero a 800m de altura. Qual dos dois chegará primeiro ao chão?

Clique aqui para visualizar o aplicativo

As Bexigas
Em cima de um prédio existem duas bexigas nas mãos de duas pessoas. Essas pessoas abandonam as duas bexigas simultaneamente e veremos qual cairá em menos tempo, a primeira ou a segunda. A altura inicial é de 100 metros do solo. O usuário poderá escolher o volume de água das bexigas: a primeira de 0 a 100 ml e a segunda de 0 a 70 ml.

Clique aqui para visualizar o aplicativo


A discussão deste post traz tópicos históricos sobre a queda dos corpos, publicados no  livro “Curso de Física” de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Telhas, telhados e trigonometria

A seguinte discussão a ser realizada neste post é um tópico encontrado no livro Matemática: Ciência, linguagem e tecnologia, do autor Jackson Ribeiro.
Na construção civil tem-se a preocupação com várias etapas do processo de um obra: fundação, estrutura, acabamento, telhado, dentre outras. Na etapa do telhado, por exemplo, alguns aspectos devem ser considerados, como a inclinação e o tipo de telha que será utilizado. Quanto menos inclinado, mais o peso das telhas contribui para que o telhado fique estável, evitando problemas futuros, como o escorregamento de telhas.


Pode-se determinar a inclinação de um telhado calculando a razão entre a altura e a largura de seu vão, isto é, h/c . Em geral, esse valor é apresentado em porcentagem.
  
Inclinação obrigatória mínima
 
Há diferentes tipos de telhas para diferentes tipos de inclinação para que se mantenha uma boa margem de segurança.


Representação das telhas citadas na tabela a cima
 
Em lugares que neva, os telhados costumam ser bem mais inclinados para que não ocorra o acúmulo de neve.

Discutindo o assunto:
De acordo com as informações apresentadas, do que depende, principalmente, o tipo de telhado a ser construído? E de que maneira isso está relacionado com a trigonometria?
De que forma os conhecimentos de trigonometria contribuem para planejar e decidir o tipo de telhado mais adequado a ser construído?

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aplicativos sobre a Conservação da Energia Mecânica

A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "Ec" mais energia potencial "Ep".
Há uma lei fundamental da Física que é a da conservação da energia mecânica de um corpo: E = Ec + Ep = constante, se um corpo está sob a ação somente de forças conservativas. Isso equivale a dizer que se a energia cinética de um corpo aumenta, a energia potencial deve diminuir e vice-versa de modo a manter E constante.
Saiba mais sobre conservação de energia visualizando o movimento de um skatista! Em meio a pistas, rampas e saltos o skatista realiza movimentos que possibilitam relacionar altura, velocidade, gravidade e aceleração com as energias cinética, potencial e mecânica. Você também pode ver o skatista em planetas diferentes ou até mesmo no espaço!

Para baixar o aplicativo clique aqui!


No aplicativo “Transformação de Energia”, é possível ver um trapezista caindo e a energia potencial gravitacional sendo transformada em energia cinética e depois em energia potencial elástica quando ele atinge a rede. Os valores numéricos permitem ver a conservação da energia total. Também é possível alterar a altura que o trapezista cai e a sua massa, para comparar os valores das energias envolvidas.

Para baixar este aplicativo clique aqui.
 
Observe o movimento oscilatório de um pêndulo simples e de um sistema massa-mola na horizontal. O gráfico de energia cinética, potencial e total de cada um desses sistemas também é mostrado. Observe a semelhança entre esses dois movimentos periódicos. Para acessar o applet, clique aqui. Ao acessar o aplet, clique sobre a massa azul e arraste-a para a esquerda ou direita, esticando ou comprimindo a mola, fazendo-a oscilar. Para parar, clique em "reset".


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A tecnologia do air-bag

O tema deste post está relacionado com o princípio da inércia, e é um dos itens de segurança de um veículo.
Conhecendo a tecnologia do air-bag

1.      O que é um air-bag?
Como o próprio nome já indica o air-bag é uma bolsa inflável utilizada na proteção da cabeça e tórax durante a colisão do veículo.

2.      Quais são os itens que compõem esse equipamento?
É formado por uma bolsa de náilon fina dobrada e acoplada ao painel do automóvel, um sensor de colisões e um inflador químico.

3.      Como ele funciona?
Quando o sensor detecta uma situação de impacto, é acionada uma bomba de nitrato de potássio, ácido de sódio e dióxido de sicílio. A mistura dessas três substâncias produz gás nitrogênio, responsável pela inflação da bolsa. O volume de gases produzidos é tão grande que provoca a ejeção do air-bag a uma velocidade de 320km/h.

Esquema do funcionamento de um sistema de air-bagdentro do volante


4.      Quando foi inventado?
Essa tecnologia foi inventada em 1953, por um engenheiro industrial norte-americano, e começou a ser utilizada em automóveis a partir de 1980.

5.      O uso é obrigatório em veículos nacionais?
Desde 2003, discute-se a obrigatoriedade da adoção de air-bag nos veículos nacionais. Mas, por causa de seu elevado custo, ainda não existe uma lei que torne sua presença obrigatória em todos os veículos novos vendidos no país. Ele é apenas um item opcional de segurança.

6.      Em qualquer situação o air-bag é acionado?
Por medidas de segurança, esse equipamento não é acionado se o automóvel capotar ou se receber uma batida traseira.

7.      Pesquise algumas estatísticas de trânsito relacionadas ao uso desse equipamento e posicione-se a favor ou contra a obrigatoriedade da instalação do air-bag em todos os veículos nacionais.
Quando aliado ao cinto de segurança, reduz em até 30% o risco de vida em colisões frontais.



domingo, 23 de outubro de 2011

10.000

Olá leitores que acompanham o meu blog.
Nesta postagem de número 60, venho comemorar o sucesso do blog, que hoje atingiu 10.000 visualizações de página!

Obrigado a todos os leitores do blog!
Conheça as estatísticas do blog:
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Agradeço a todos os parceiros e colaboradores que ajudam a divulgar o blog, meus trabalhos e minhas práticas de ensino.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vem aí o II Ciclone do Saber

O Ciclone do Saber é uma mostra multidisciplinar realizada no Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí. Em sua segunda edição a realizar-se entre os dias 16 e 17 de novembro, serão expostos trabalhos, pesquisas e experimentos desenvolvidos no decorrer do ano letivo ou criados pelos alunos envolvendo as disciplinas presentes na grade curricular da escola.

A mostra recebe este nome em alusão ao ciclone extratropical que atingiu o litoral norte gaúcho. Fenômeno este, que ocorreu em novembro de 2009, mesmo mês em que se realizará a mostra.

No momento do temporal, 400 alunos testemunharam destruição do prédio do
Instituto Barão de Tramandaí, mas nenhum ficou ferido.

As inscrições para trabalhos de alunos do ensino fundamental e médio serão validadas mediante o preenchimento de ficha de inscrição disponível na secretaria da escola, até o dia 25/10/11.
Para obter mais informações sobre o evento os alunos devem entrar em contato com os professores membros da comissão organizadora: Adriana Nunes, Priscila Rocha, Joice Costa, Ariana Leite, Andrios Bemfica dos Santos, Jéssica Abraham, Giceli Schallenberger e Márcia Costa.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O pássaro equilibrista - Atividade experimental sobre equilíbrio estável e centro de gravidade

Com esta atividade você poderá brincar com uma montagem que apresenta um equilíbrio muito estável, além de abordar o conceito de centro de massa de um corpo. Preste atenção em sua estrutura e movimento.

Esquema de montagem do experimento

Material
·         Cartolina;
·         Tesoura;
·         Lápis;
·         Papel quadriculado;
·         Palito de dente
·         Pedaço de arame fino (40 cm);
·         Fita adesiva.

Roteiro e questões
Por que o pássaro não cai?
·         Desenhe o pássaro do modelo no papel quadriculado, cole-o sobre uma cartolina e em seguida recorte a figura.
·         A figura do pássaro sobre o quadriculado não está na escala correta. Ela deverá servir como referência para você desenhar a figura no papel quadriculado.
·         Fixe o pássaro recortado no palito de dente com fita adesiva. Uma das pontas do palito deve ficar na altura da asa do pássaro.
·         Com os 40 cm de arame, faça um arco e prenda-o a 1 cm da outra ponta do palito de dente como mostrado na figura.
Aqui começa uma pequena investigação
·         Coloque a ponta do palito na beirada de uma mesa.
·         Ajuste o arco de arame para que o arranjo fique o mais equilibrado possível sobre a mesa.

A partir da interação com o pássaro equilibrista, tente responder as duas perguntas:
1.      Onde se encontra o centro de massa do arranjo?
2.      Por que o pássaro equilibrista não cai?

Comentários:
A proposta desta atividade, cujo objetivo é aplicar o conceito de equilíbrio estável, é investigar um equilíbrio muito estável e descobrir por que o pássaro não cai. Por isso, é interessante exemplificar outras situações de equilíbrio estável, levando uma régua e uma vassoura para a sala de aula.
Equilibre uma vassoura segurando a ponta do cabo com os dedos e a escova para baixo e, depois, equilibre ao contrário, ou seja, com a escova para cima. Em qual das situações é mais fácil manter a vassoura equilibrada?
Posicione verticalmente uma régua na palma da mão por um tempo. Logo se percebe que não é fácil mantê-la nessa posição.
Procure comparar as duas situações, e identifique onde está o centro de massa da vassoura e da régua e as forças que atuam sobre as duas em cada uma das três situações. O objetivo é perceber que, quando o centro de massa está acima do ponto de apoio, o equilíbrio é instável. Mas quando está abaixo desse ponto, como no caso em que estamos investigando, ele é estável.
Nesse experimento é importante perceber que, no conjunto (pássaro + arco de arame), é o arco de arame responsável pelo equilíbrio. A massa do arame é maior que a massa do pássaro, que é de papel. Sendo assim, o centro de massa do arranjo é deslocado para baixo da ponta do palito. Além disso, por causa da forma do arame, podemos dizer que em média o centro de massa fica na direção vertical. Não necessariamente sobre o arame, mas na área por ele delimitada. No entanto, dependendo da figura do arco, a inclinação do pássaro será maior ou menor.
O arco de arame se constitui no contrapeso do conjunto e tem a função de deslocar o centro de massa do pássaro para baixo do ponto de apoio. O que resulta no equilíbrio estável.

O vídeo abaixo fala sobre o equilíbrio estável e o centro de gravidade de diferentes sistemas. 
 


O material foi elaborado por Iberê Thenório, criador do site Manual do Mundo, que traz muitas outras experiências interessantes e curiosas sobre matemática, física, química, biologia, mágica, música entre outros. Visite: http://www.manualdomundo.com.br/


sábado, 15 de outubro de 2011

Todo dia é dia do Professor

Formatura da 14ª turma
do Curso de Licenciatura
em Matemática - 8/1/2011
Com uma trajetória de apenas um ano como professor regente de classe (não considerando o tempo em que trabalhei em espaços de auxílio ao estudante como professor de matemática e física) estou adquirindo muitas experiências sobre esta prática.
Neste ano de 2011, desde que me formei no dia 8 de janeiro, venho vivendo intensamente esta missão ao qual me dediquei por cinco anos para exercê-la.

Profª Claudia Glavam

Profª Maria Conceição - Geografia
Sempre fui entusiasta desta profissão, desde os tempos de estudante. Tive a oportunidade de conviver com grandes mestres, e certamente este convívio influenciou a minha escolha profissional.
Professores Marcelo Santos,
Andréia Goldani e Elena Chemale

Em apenas um ano como professor adquiri experiências valiosas, e a cada dia que passa me sinto cada vez mais professor. Em 2011 já fui professor da rede pública municipal e estadual; do ensino fundamental (5ª, 6ª e 8ª série)e médio (1º e 2º ano); nas disciplinas de matemática e ciências no ensino fundamental e matemática, física e química no ensino médio; nos turnos manhã, tarde e noite; da menor e da maior escola do município de Tramandaí; e também já fui conselheiro de turma.

Hoje, como professor, estou tendo a oportunidade de participar da vida de muitos estudantes, e percebo como esta missão é valiosa e importante. As manifestações diárias dos alunos nos possibilitam a reflexão sobre nossa prática, a resposta imediata dos alunos as atividades propostas nos faz aprimorar as aulas, possibilitando sempre uma melhor aprendizagem.



                Todo o esforço e dedicação se tornam válidos porque sabemos que de alguma forma atingimos os alunos, e as demonstrações de respeito e afeto são apenas um dos fatores que comprovam isto.

Este vídeo faz parte de uma bela campanha de valorização do professor, intitulada “Um bom professor um, um bom começo”


Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem que traduz o meu dia-a-dia como professor:

Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo. Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

Domenico de Masi

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