O que os olhos veem o coração sente
Caracterização da Escola
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escola em que realizei meu estágio de matemática no ensino médio é a Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes, mais conhecida como Rural. A escola é chamada assim até hoje pelo fato de que foi criada no município de Osório, para abrigar o curso técnico em agropecuária. Atualmente além deste curso a escola oferece o curso técnico em meio ambiente, e o ensino médio.
A escola possui um total de 776 alunos, e 55 professores com regência de classe. O pessoal técnico-administrativo é composto por 10 profissionais, e o pessoal técnico- pedagógico 2, e 19 funcionários que trabalham na secretaria, biblioteca, limpeza e refeitório. A escola possui 22 salas de aula teórica, laboratório de informática, 3 unidades educativas de produção, auditório, 2 salas de vídeo, biblioteca, sala para o grêmio estudantil, 4 quadras poliesportivas descobertas, quadra de poliesportiva coberta, sala ambiente para educação física, sala de orientação educacional, sala de supervisão escolar, sala da direção, sala dos professores, sala ambiente com computador, bar, saguão, 2 banheiros masculinos, 2 banheiros femininos, 2 banheiros para professores, 3 alojamentos, 2 cozinhas, refeitório, setor financeiro, almoxarifado e lavanderia.
A escola proporciona aos alunos um excelente espaço para construção de conhecimentos, e para os professores um ambiente propício para o exercício de suas atividades juntamente com os alunos. As relações dos alunos e dos professores com a escola são as mesmas, todos tem orgulho da escola em que estudam e trabalham. O espaço é bastante propício para a aprendizagem.
Pelo motivo de nunca ter estudado na Escol Rural, decidi realizar algumas entrevistas com ex-alunos e ex-professores, a fim de obter relatos sobre a relação escola X aluno e escola X professor. Os entrevistados 1 e 2 são ex-alunos da escola, e os entrevistados 3 e 4 são ex-professores.
Entrevistas com ex-alunos:
Pergunta 1: Do que você lembra quando falam sobre a Escola Rural?
Entrevistada 1: De uma escola bem estruturada e com uma ótima qualidade de ensino.
Entrevistada 2: De várias coisas,desde bolinho de chuva até primeira nota baixa que eu tirei em matemática, 53.(tive que esconder da minha mãe).
Pergunta 2: Qual era a sua relação com os professores da escola?
Entrevistada 1: Muito boa.
Entrevistada 2: Todos me conheciam,pois a minha mãe trabalhava na escola.Então eu não podia fazer nada.
Pergunta 3: A escola marcou alguma fase importante na sua vida? De que forma ela marcou?
Entrevistada 1: Sim. Fiz o meu segundo grau lá, e fiquei admirada com o companheirismo dos professores.
Entrevistada 2: Eu entrei na Rural na terceira série e fiquei até o segundo grau, rodei na sétima em matemática com a professora Tina, e no primeiro ano em física com a professora Isabel,nesse tempo muita coisa me aconteceu, teve o acidente da excursão oito alunos faleceram, ai nunca mais teve passeio, teve também o incêndio do clube de matemática, era muito legal ter aula lá,eu cresci dentro da Rural.Entrei com 9 anos e sai de lá com 17 anos.
Pergunta 4: A escola proporcionou que sensações a você?
Entrevistada 1: Companheirismo (professores e alunos, alunos e alunos), é localizada em um lugar agradável e bonito, me senti muito bem estudando lá, foram tempos muito bons.
Entrevistada 2: Algumas boas e outras bem ruins, tive professores e “professores”, lá tem de tudo, como é uma escola muito grande e fica no morro é bem espaçosa tem muita liberdade se você não tem uma formação boa você se perde,tem professor que te cativa e tem professor que te anoja,até a minha quinta série tinha a feira de ciências toda escola participava era muito legal, também tinha o laboratório de ciências que íamos na quarta e na quinta série .Na quinta a escola fez um projeto em português da quinta trocar cartas com a oitava foi bem legal...foram sensações boas....quando eu rodei em matemática ei tive a mesma professora...no meu primeiro dia de aula ela na ora da chamada fez questão de salientar que eu era repetente para a turma foi constrangedor, a sorte é que eu sou do tipo de aluna que sempre responde.Colocando numa balança metade, metade.
Pergunta 5: Os professores se preocupavam com os alunos, ou simplesmente lecionavam para aqueles que estavam interessados?
Entrevistada 1: Preocupavam-se com os alunos.
Entrevistada 2: Vamos imaginar que de uns dez, um ou dois realmente querem que você entenda e absorva a matéria, tinha casos de você conseguir trabalhos com amigos de outras escolas pois eram os mesmos que o seu professor deu, e o mesmo que ele iria dar no próximo ano.
Pergunta 6: Como eram suas aulas de matemática?
Entrevistada 1: Eram bem criativas.
Entrevistada 2: Na minha terceira série eu lembro que usávamos um ábaco feito com mangueira cortada, na quinta e na sexta íamos estudar no clube de matemática, mas não usávamos os matérias de lá, só sentávamos nas mesas em grupos.Depois de sétima em diante era na sala um atrás do outro fazendo conta.Do meu segundo grau eu não tenho lembrança ,acho isso muito engraçado,penso que foi tão traumatizante que meu cérebro guardou tão bem em alguma gavetinha que eu me nego a abri-la... (risos).
Pergunta 7: As aulas de matemática eram somente expositivas, ou os professores se preocupavam com a participação dos alunos nas aulas, e construção dos conceitos?
Entrevistada 1: Tinha bastante participação, embora na época eu não gostasse nenhum pouco disso, acho que foi bem importante.
Entrevistada 2: Somente expositivas, não consegui construir conceito nenhum em matemática, foi a matéria em que eu me lembro de mais colar nas provas, sinceramente até hoje eu conto nos dedos armo mentalmente as contas a matemática em mim é mal resolvida! SOCORRO!
Pergunta 8: A escola te preparou para a vida ou para o vestibular?
Entrevistada 1: Posso dizer que para os dois.
Entrevistada 2: Pensando bem talvez um pouco para a vida.
Pergunta 8: Se tiveres algum outro apontamento para fazer sobre a escola Rural ou sobre os professores de matemática e suas aulas, descreva-as abaixo:
Entrevistada 1: Só acho que por contatos que tive com a escola depois que parei de estudar lá, o atendimento dos funcionários não é nada agradável, infelizmente.
Entrevistada 2: Se eu tivesse que depender da matemática que me foi ensinada pelos professores que eu tive durante a minha estada na Rural eu hoje seria um nada! A escola em si tenho muitas saudades, das amizades feitas, das alegrias, das tristezas, dos erros, dos acertos,de todo aprendizado que tive lá que carrego comigo até hoje, amo a minha Escola Estadual de primeiro e Segundo Graus Ildefonso Simões Lopes!
Entrevistas com ex-professores:
Pergunta 1: Durante quanto tempo lecionou na escola Rural?
Entrevistada 3: Lecionei nesta escola durante 18 anos .
Entrevistada 4: Trabalhei na Rural por 18 anos
Pergunta 2: Quais são as lembranças que tens deste período?
Entrevistada 3: São muitas as lembranças !!! Aprendi muito neste período , foi uma época muito proveitosa .
Entrevistada 4: Nossa! Foi uma Escola que marcou a minha vida profissional. Trabalhei muito.Sempre com 9 turmas e bem variadas.
Pergunta 3: Qual era a sua relação com a escola?
Entrevistada 3: Muito boa . Passei por diferentes funções e em cada uma delas aprendi algo novo . Foi uma época de muita aprendizagem . Tenho muitas boas lembranças dessa época .
Entrevistada 4: Penso que tive até um papel de liderança na Rural.Criamos o Clube de Matemática.Uma opção para o aluno ter contato com o concreto e estudo fora do horário de aula.Fomos talvez pioneiros nesta busca de solução para as notas baixas.
Pergunta 4: A escola marcou alguma fase importante na sua vida de professor(a)? De que forma ela marcou?
Entrevistada 3: Sim. Quando vim para Osório e fui trabalhar na Escola Rural foi um desafio : escola nova ... nova aprendizagem !!!
Entrevistada 4: Na Rural.... Fazíamos festas, muitas festas. Participávamos de festas da cidade em grupo toda a mulherada. Estudávamos e discutíamos a sala de aula em todas as terças de tarde. Fazíamos greve e sonhávamos com uma Educação de Qualidade. Tomávamos chimarrão no CLUMA. Participávamos de sessões de estudo e de congressos até fora do RS. Fazíamos festa de S João......
Pergunta 5: Quem são os alunos da escola? De que classe social os alunos pertencem? A que prática social estão ligados? Trabalham?
Entrevistada 3: A escola recebe alunos de todas as classes sociais . Não posso falar dos atuais alunos pois não conheço a realidade atual.
Entrevistada 4: Na época a Rural tinha Ensino Fundamental- alunos de quinta a oitava das proximidades da Escola e alguns do centro. Uma época vinha ônibus de Capão para trazer alunos. Ensino de segundo grau em duas modalidades- os alunos do Agro e os do outro curso que mudou de nome 3 vezes enquanto lá trabalhei.
Pergunta 6: Qual a principal função do ensino médio atualmente no país? Formar para a vida ou preparar para o vestibular? A escola Rural adota que princípio? Qual você considera que seja mais importante?
Entrevistada 3: Na época em que trabalhei no ensino médio , tínhamos um projeto no antigo PPT , onde o aluno realizava um período de estágio na área em que pretendia fazer vestibular , era uma forma do aluno conhecer um pouco da futura profissão .
Entrevistada 4: O Ensino Médio deve dar condições ao aluno brasileiro de prestar concursos em geral. A Escola tem compromisso com o futuro profissional do aluno. Ela deve dar suporte para que ele possa ler e escrever e pesquisar em qualquer situação do seu nível de estudo. Não tenho conhecimento sobre o trabalho da Rural hoje. Só circulando pelos corredores podes conhecer uma realidade escolar.
Pergunta 7: Se tiveres algum outro apontamento para fazer sobre a escola Rural ou sobre os professores de matemática e suas aulas, descreva-as abaixo:
Entrevistada 3: Tínhamos o CLUMA , uma sala - laboratório ,com materiais para os alunos exercitarem. Era muito bom !!!
Entrevistada 4: Na Rural tive contato com um novo tipo de aluno. Eu vim do Vale dos Sinos.Conhecia o aluno de noturno e os pequenos do fundamental.
Aqui aprendemos a trabalhar matemática com o aluno interno- que fica a semana toda na casa. Talvez por isto criamos o estudo fora do horário.
O trabalho de melhor nível que conheci, de Matemática, foi na Rural. Só a Escola que reúne os professores pode avançar.Conquistamos a tarde de terça por muitos anos e então o nosso grupo podia criar, sonhar,discutir,conhecer o aluno....
Quando foi criada a hora atividade na Escola Pública pensei que seria a salvação dela. Mas logo acharam uma forma de “não aglutinação” dos professores.
Com 45 anos de sala de aula ainda tenho certeza de que só os professores reunidos “estudando” podem descobrir caminhos para sala de aula.
Se eles tiverem um salário melhor então tudo ainda fica mais garantido. Tenho vergonha do meu salário de aposentada. E sou professora por opção. Só fiz vestibular de Matemática em 1964. Parei Andrios. Não pode escrever um livro??Beijos. Te admiro. Bom estágio!
Fotos da Escola: