sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Teatrinho Mágico - Atividade Experimental sobre Óptica

            Este experimento foi um dos experimentos realizados entre os dias 18 e 26 de outubro de 2010, durante o projeto de física "Óptica - Um mundo de luz e cores diante dos nossos olhos", ministrado por mim e pelas minhas colegas de faculdade Cassiana Alves e Silvana Pacheco, juntamente com os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos (Polivalente). Os alunos mostraram seus conhecimentos prévios sobre as questões abordadas no teste de concepção intuitiva, e em seguida foi realizado o enfrentamento destas com o que foi visto no experimento, e a partir disto um conhecimento sólido pode ser construído.

Concepção intuitiva:
  1. À noite, quando você olha para o vidro da janela do seu quarto, quando a luz está acesa, o que você vê?
  1. Apague a luz e olhe através do vidro. O que você vê?
  1. Por que a noite vemos o reflexo no vidro quando a luz está acesa, e quando apagamos os objetos refletem com menos intensidade?
  1. E durante o dia, por que os objetos não refletem tanto no vidro?

Material:
Caixa de papelão ou de madeira (por exemplo, 30x30x40cm);
Pedaço de vidro (no caso, 28x38cm);
2 lanternas a pilha;
Cartolina preta (fosca) e colorida (opcional);
2 bonecos pequenos ou objetos divertidos;
Papelão reforçado ou madeira fina (tampa);
Fita crepe;
Cola branca ou bastão.
Passo a Passo:
Faça uma abertura numa das paredes da caixa (20x20cm) para o palco, como indicado na figura. Forre o interior da caixa com cartolina preta. Faça uma tampa para a caixa (use papelão reforçado ou madeira fina) com dois furos nas posições indicadas para encaixe justo das duas lanternas. Coloque o vidro na vertical, em diagonal e fixe-o nas paredes internas da caixa com fita crepe. Posicione os dois bonecos ou objetos disponíveis como indicado e tampe a caixa, com as lanternas encaixadas nos furos. Para tornar o teatrinho ainda mais atraente basta recobrir as paredes externas da caixa com cartolina colorida e figuras decorativas.



             Como podemos ver neste experimento somente uma das bonecas estão visíveis através do palco do nosso teatro. Porém quando acendemos a lanterna que está localizada em cima da boneca que não está no campo visível do palco, conseguimos ver a imagem desta refletida no vidro. O que ocorre neste experimento é bem parecido com o que ocorre quando estamos em nosso quarto à noite, e olhamos para o vidro da janela. Quando estamos com a luz acesa conseguimos ver o reflexo dos objetos que estão a nossa volta, e que também estão sendo iluminados. Isso ocorre pelo fenômeno da reflexão. E porque este fenômeno, durante o dia não é tão acentuado como à noite? À noite, com o quarto iluminado, é possível ver os objetos por reflexão numa vidraça melhor do que durante o dia. Isso ocorre porque, à noite diminui a parcela de luz refratada, proveniente do exterior.

Experimento retirado do livro:

VALADARES, Eduardo Campos. Física mais que divertida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005

3 comentários:

  1. Olá, prof Andrios!

    Se não me engano, essa propriedade é utilizada nas películas polarizadas, não é isso mesmo?

    Pronto! Aqui vai uma sugestão de uma postagem, sobre o que é e... como funciona a "polarização". Poderá ser? Obrigado!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Francisco!

    Grande Francisco! Realmente, a superfície do vidro utilizado neste experimento refletia a imagem da boneca iluminada , porém se olhassemos o vidro pelo outro lado iriamos ver o objeto sendo iluminado e também a luz proveniente da lâmpada da lanterna sendo refletida na superfície do vidro, o que tornaria a visualização difícil. A partir do efeito polarizante, que consistiria em utilizar um vidro com película polarizada, eliminaríamos o brilho da luz proveniente da lanterna.

    Ótima sugestão de post. Quando começar a trabalhar ótica com os alunos postarei sobre este assunto como sugestão de leitura.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...