O tema deste post está relacionado com o princípio da inércia, e é um dos itens de segurança de um veículo.
Conhecendo a tecnologia do air-bag
1. O que é um air-bag?

2. Quais são os itens que compõem esse equipamento?
É formado por uma bolsa de náilon fina dobrada e acoplada ao painel do automóvel, um sensor de colisões e um inflador químico.
3. Como ele funciona?
Quando o sensor detecta uma situação de impacto, é acionada uma bomba de nitrato de potássio, ácido de sódio e dióxido de sicílio. A mistura dessas três substâncias produz gás nitrogênio, responsável pela inflação da bolsa. O volume de gases produzidos é tão grande que provoca a ejeção do air-bag a uma velocidade de 320km/h.
![]() |
Esquema do funcionamento de um sistema de air-bagdentro do volante |
4. Quando foi inventado?
Essa tecnologia foi inventada em 1953, por um engenheiro industrial norte-americano, e começou a ser utilizada em automóveis a partir de 1980.
5. O uso é obrigatório em veículos nacionais?
Desde 2003, discute-se a obrigatoriedade da adoção de air-bag nos veículos nacionais. Mas, por causa de seu elevado custo, ainda não existe uma lei que torne sua presença obrigatória em todos os veículos novos vendidos no país. Ele é apenas um item opcional de segurança.
6. Em qualquer situação o air-bag é acionado?
Por medidas de segurança, esse equipamento não é acionado se o automóvel capotar ou se receber uma batida traseira.
7. Pesquise algumas estatísticas de trânsito relacionadas ao uso desse equipamento e posicione-se a favor ou contra a obrigatoriedade da instalação do air-bag em todos os veículos nacionais.
Quando aliado ao cinto de segurança, reduz em até 30% o risco de vida em colisões frontais.
Amei o site tinha tudo que eu procurava!!!!!! =^.^=
ResponderExcluirMinha tarefa de casa de Física tinha exatamente essas questões, com excessão de uma que, na tarefa era uma, e no site outra. Que bom que encontrei a maioria das respostas. Obrigada❤
ResponderExcluir