O QUE É A MARATONA UNIVERSITÁRIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?

Um dos principais objetivos do evento é que os alunos criem carros ecologicamente corretos, utilizando materiais recicláveis em sua carenagem e chassis. Neste sentido, a maratona torna-se um verdadeiro laboratório dos carros do futuro, onde a criatividade é uma das principais ferramentas para os estudantes, dando assim possíveis soluções econômicas/ecológicas para a indústria automotiva.
Além da aula de sustentabilidade e preservação do meio ambiente através da redução de poluição, os universitários devem criar carros econômicos. O evento é dividido em três categorias; gasolina, etanol e elétrico. Na categoria a gasolina e etanol, os protótipos têm a mesma finalidade, devem percorrer o máximo de quilômetros com um litro de combustível. Os estudantes estão superando a casa dos 400 km com apenas um litro de gasolina.
Já na categoria elétrica, todos protótipos devem andar o maior percurso possível com a bateria padrão, fornecida na hora dos testes, sem qualquer tipo de regeneração, estas baterias são de 12V / 4 Ampéres, a mesma utilizada em motos de 125cc.
Este é o maior evento do gênero realizado no país, o segundo maior do mundo e a maior premiação em evento destinado a universitários do país.
Chegada na capital paulista, já pela noite. |
E02 - Carro Elétrico da nossa Equipe |
POR QUE NÓS, ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DECIDIMOS PARTICIPAR DESTE EVENTO?
Como citado anteriormente, grande parte dos universitários que participam do evento são alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Design. Portanto, por que nós, alunos do curso de Licenciatura em Matemática decidimos participar do evento?
A Educação Matemática, o Ensino de Física, assim como outras áreas da educação verificam de forma crescente a necessidade de atravessar “os muros escolares” para que o ensino/aprendizagem ocorra de forma significativa. Acentua-se assim a:
[...] necessidade de uma proposta de educação matemática que se torna formadora de hábitos, atitudes e comportamentos que devem identificar problemas, formular propostas e atuar no sentido da preservação do meio ambiente, bem como, desenvolver e aprofundar os conteúdos de matemática, com compreensão e com uma visão crítica, formadora da cidadania. (FILIPPSEN[1], 2004, p. 25).
É na interlocução entre a Educação Matemática, Ensino de Física, e a área da Educação Ambiental que este projeto se insere. A escola deve ser um espaço de construção da cidadania, onde os educadores têm a responsabilidade de sensibilizar os alunos, com a finalidade de dar uma postura mais crítica e participativa a eles, para que, desta forma, possam interagir com as mais variadas situações que os rodeiam.
Equipe Ventos do Sul - Rodrigo Barbosa, Maico Rodrigues, Matheus Pires, Diego Mendes, Susan Terra, Profª Zuleika Costa que acompanhou a equipe e eu. |
Como futuros educadores, conscientes de nossos deveres, temos o intuito de participar da construção de novos paradigmas para a sociedade, tendo por base a educação ambiental e o consumo consciente.
Os protótipos desenvolvidos nos dois últimos anos pela Equipe Ventos do Sul e que participaram da Maratona da Eficiência Energética, foram resultados de trabalhos que envolveram conhecimentos de Álgebra, Cálculo, Geometria, Física e Modelagem Matemática. O objetivo deste estudo esteve articulado a noções de preservação da natureza através da redução de poluição.
A Equipe que representou a FACOS na maratona foi a primeira equipe composta por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática a participar do evento no Brasil.
Com estas participações, nossa instituição mostrou sua qualidade de ensino, colocando em evidência a preocupação dos acadêmicos e futuros educandos com as questões de cunho ambiental. Representamos o nome da FACOS em um evento de âmbito nacional e internacional, destacando assim a boa formação de seus acadêmicos e incentivo à novos e grandes projetos.
Descrição do Protótipo
Especificações gerais:
![]() |
Carro sem o acabamento externo |
Altura máx 90 cm
Comprimento 205 cm
Largura máx 115 cm
Distancia do solo 10 cm
Habitáculo:
Comprimento: 150 cm
Largura máx: 78 cm
Largura mínima: 55 cm
Altura: 60 cm
Especificações do motor – ELETRICO:
Redução: 5.9 : 1
Rotação máx no eixo: 1041 rpm
Rotação máx do motor: 6141 rpm
Carga máx: 4,961 kg
Carga s/ redução: 172,935g
Comprimento: 93,4 mm
Voltagem: 12 Volts
Resistência: 0,83 ohms
Aperagem máxima: 14,5 Amp
Fixação do motor: na parte trazeira do veiculo, próximo a roda.
Esquema elétrico:
Não foi utilizado nenhum instrumento de medição do rendimento do motor, da voltagem da bateria nem do consumo. Teve apenas as duas chaves gerais obrigatórias, uma interna e outra externa, para ligar e desligar o circuito.
RESULTADO OBTIDO COM O Σ02
A segunda participação da Equipe da FACOS na Maratona Universitária da Eficiência Energética, superou a primeira. Na edição de 2009, o protótipo "Tubo D'água" a equipe Ventos do Sul atingiu a 12ª colocação entre as 16 equipes participantes na categoria Carro Elétrico. Já em 2010, o carro Σ02, participou dos três dias de provas, e obteve o melhor resultado no segundo dia, quando percorreu 4,986 km em 6 voltas no kartódromo Ayrton Senna, com a velocidade média de 15km/h. Com este desempenho, a equipe alcançou o 6º lugar na competição, ficando a frente de grandes universidades, como USP, Uniban, Faculdades de design Mauá, Univ. Makenzie, UFRG, UFSC, entre outras.
Confira abaixo a tabela de classificação.
![]() |
Clique para ver a classificação ampliada |
A participação da Equipe Ventos do Sul, bem como a sua classificação final na 7ª MUEE, teve grande repercussão na imprensa local, e foi motivo de muitas reportagens.
Abaixo está o vídeo que foi elaborado com os registros fotográficos e filmagens realizadas durante a participação na maratona, bem como as reportagens sobre a maratona que foram veiculadas nos principais telejornais do país, e jornais impressos da região.
Abaixo estão as reportagens sobre a participação da Equipe da Facos na MUEE:
Você quer conhecer mais a Maratona Universtária da Eficiência Energética, a história do evento, as reportagens especiais, fotos, e os campeões de todas as edições? Então acesse o site oficial: http://www.maratonadaeficiencia.com.br/
(Clique nas reportagens para ver ampliado)
![]() |
Reportagem do Jornal Rota do Mar |
![]() |
Segunda Reportagem do Jornal Momento sobre a participação na MUEE |
![]() |
Reportagem do Jornal Revisão |
![]() |
Reportagem do Jornal Bons Ventos |
![]() |
Capa do Jornal O Cenecista |
![]() |
Primeira reportagem do Jornal Momento sobre a MUEE |
[1] FILIPPSEN, Rosane Maria Jardim – Educação Matemática e Educação Ambiental: Educando para o desenvolvimento sustentável. Revista Liberato, Novo Hamburgo-RS, 2004.
Olá, prof Andrios!
ResponderExcluirMe amarrei nessa postagem! Quando fiz aqui na UFRN o curso de graduação em Matemática, na época, acompanhei os alunos de física, pagando as fícas: I, II, III e IV, pois não ofereciam cursos de filosofia. Ah, como eu gostaria que ter participado de uma movimentação dessas, mas, matemática... era só matemática, o que está errado e vcs, valentes pioneiros, indicam qual o caminho á seguir! Parabéns e... que os bons ventos soprem sempre à favor!
Um abraço!!!!!
Olá, prof Andrios!
ResponderExcluirExaminando o formato desse carro... vocês se inspiraram na forma de um sapato feminino de salto? Caso o apelido dele tenha sido "Luís XV", já estará convirmado! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
Um abraço!!!!!
Oi Francisco!
ResponderExcluirA participação de alunos de licenciatura em matemática na MUEE foi motivo de muitos comentários entre os alunos das engenharias. Alguns participantes de outras instituições nos chamavam de loucos... hehehehe!
Mas foi um experiência inesquecível, foram dias de muita aprendizagem em Sampa.
Na grade curricular do curso de licenciatura em matemática da FACOS existem 7 disciplinas de física (laboratório de física, física I,II,III e IV, metodologia do ensino de física e estágio de física no ensino médio). Por este motivo tivemos a oportunidade de participar da maratona.
Sobre o formato do carro E02, você teve a mesma impressão que muitas pessoas tiverm ao ver o carro pronto, parecendo muito com um sapato feminino de salto.... rimos muito do que as pessoas começaram a falar, foi uma situação bem engraçada!!! kkkkkk
Abração