quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Google Earth - Oportunidades de Ensino

Google Earth - Plano Cartesiano, Coordenadas, Distâncias, Sistema Métrico Decimal, Razão - Velocidade Média, entre outras possibilidades de ensino.
Google Earth é um programa de computador desenvolvido e distribuído pela empresa americana Google cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D.
Este programa também pode ser considerado um importante recurso educativo, pois possui uma grande variedade de ferramentas em sua interface, podendo assim ser utilizada em diversas áreas do conhecimento (Geografia, História, Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, entre outros).
Em Matemática o programa pode ser explorado na contstrução de diversos conceitos da disciplina.
Um dos conteúdos que podem ser abordados através do programa é o Plano Cartesiano e suas coordenadas. A partir de uma cidade planejada (Com quadras regulares, ruas paralelas e perpendiculares entre si) os alunos podem definir coordenadas para pontos específicos de uma determinada cidade. Desta forma pode-se construir o conceito de coordenadas no plano cartesiano.
Outros conteúdos que podem ser desenvolvidos a partir do programa é o sistema métrico decimal e perímetro. Utilizando a ferramenta de medir distâncias pode se encontrar valores e convertê-los para outras unidades de medidas, ou até mesmo calcular perímetros de quadras, de cidades, etc.
Com a mesma ferramenta pode se trabalhar o conceito de razão através do cálculo da velocidade média, que é a razão entre a distância e o tempo. Os alunos podem realizar através do Google Earth o cálculo da velocidade média de seu percurso de casa até a escola, calculando a distância através do programa e o tempo do percurso fazendo o uso de relógio, celular, ou cronômetro.
As atividades com o Google Earth se tornam importantes ferramentas educativas do ponto de vista interdisciplinar. Nas atividades desenvolvidas com este programa os alunos trabalharão com os conceitos matemáticos propostos, mas também estarão em contato com conceitos geográficos, como cartografia, trabalho com mapas, coordenadas e orientação geográfica. Anteriormente listei algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas nas séries finais do ensino fundamental. Foram as possibilidades que pensei, mas certamente existem outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...