quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Revista Modelos publica dois artigos onde sou co-autor: “Fractais: progressão e série geométrica - Uma metodologia de ensino” e “O “Mundo da Marcenaria” sob o olhar da Etnomatemática”


No dia 5 de setembro do corrente ano, iniciou-se a 1ª Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da FACOS, com o tema “Histórico do Curso e Perspectivas Profissionais”.
 No mesmo dia, foi realizado o lançamento da Revista Modelos (revista online do curso de licenciatura em matemática), que em sua primeira edição, trouxe oito artigos escritos por acadêmicos, egressos e professores do curso.
A Revista Modelos tem periodicidade semestral e tem como temáticas principais a Educação Matemática e o Ensino de Física. Segundo o coordenador do curso de licenciatura em matemática da FACOS, Marcelo Antonio dos Santos a revista Modelos:
Objetiva a divulgação a produção acadêmica de professores e acadêmicos do curso, sob a forma de artigos e relatos de experiências. Egressos e professores de Matemática e Física das redes pública e privada da região também são convidados a registrar e socializar suas experiências, extraídas de sua prática docente.”
E com enorme satisfação, neste primeiro volume da revista foram publicados dois artigos produzidos por mim em co-autoria com ex-colegas de curso. Artigos estes que já foram postados por mim aqui no blog, e que já receberam mais de 3 mil acessos.

Para ver o post “O “Mundo da Marcenaria”
 sob o olhar da Etnomatemática” clique na imagem

Para ver o post “Fractais: progressão e série geométrica -
Uma metodologia de ensino”clique na imagem

O primeiro artigo da revista é “Fractais: progressão e série geométrica - Uma metodologia de ensino”, produzido durante a disciplina de Álgebra III (2010-1) em co-autoria com Cassiana Alves de Souza. Este artigo traz reflexões sobre o uso da Geometria Fractal em sala de aula, as possibilidades de abordagem e o uso de softwares educativos na construção de fractais (Para conferir o artigo na íntegra publicado na Revista Modelos clique aqui). Esta abordagem foi utilizada durante meu estágio de ensino médio, realizado no mesmo ano em que foi escrito o artigo, e mostrou a aplicabilidade desta que é uma das mais encantadoras áreas da geometria. (Para ver o post sobre meu estágio no ensino médio clique aqui).
O quarto artigo da Revista Modelos é “O “Mundo da Marcenaria” sob o olhar da Etnomatemática”, produzido durante a disciplina de Tópicos em Educação e Trabalho (2010-1) em co-autoria com Ana Paula da Silva e Débora Tidra da Silva Barufi. A etnomatemática como vertente da educação matemática nos possibilitou fazer uma análise da prática laboral de um marceneiro, os conhecimentos matemáticos presentes em suas atividades e as relações de hierarquia do saber estabelecidas com outros profissionais. A pesquisa realizada com o marceneiro, que reside e trabalha em Osório, durou três meses, possibilitando-nos analisar e destacar os saberes matemáticos presentes nas atividades laborais dos marceneiros, desde a elaboração de um projeto (medir e planejar) de móveis e esquadrias até a construção dos mesmos. (Para conferir o artigo na íntegra publicado na Revista Modelos clique aqui).
Este mesmo artigo já havia sido apresentado e publicado em 2010 no V CIEM - Congresso Internacional de Ensino de Matemática que ocorreu na ULBRA – Canoas.
Para conferir os demais artigos publicados pela Revista Modelos clique aqui.

2 comentários:

  1. Olá, prof Andrios!

    Parabéns pelo feito! Desejo que sejam só os dois trabalhos iniciais e... que inúmeros outros com a qualidade ímpar de sempre com que os produz, trilhem o mesmo caminho do sucesso alcançado!

    A sua postagem sobre os fractais é muito rica e interessante!

    Aproveito a ocasião para dizer que já coloquei o logo do seu blog aqui na minha relação de blogs parceiros. Desculpa a demora!

    Outra coisa: até o dia 12/09/2011 os blos filiados à UBM poderão fazer a inscrição das suas postagens para o próximo carnaval. Espero que participe. Vamos lá!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco
    Obrigado por ser um fiel leitor aqui do blog.
    Pelos comentários sempre inteligentes e construtivos. Gostaria de dizer que também acompanho seu blog e percebo a sofisticação de suas "matemágicas", seus posts sempre curiosos e interessantes. Parabéns!
    Também devo pedir desculpas pois somente hoje o coloquei entre meus blogs parceiros, uma grande falha que já foi corrigida.

    Sobre o Carnaval da UBM vou me inscrever sim. Obrigado pela sugestão.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...