Durante minha formação na educação
básica, sempre admirei meus professores, pela forma com que desenvolviam os
conteúdos curriculares e construíam caminhos para uma melhor aprendizagem dos
alunos. Por este motivo, decidi ao concluir o ensino médio, que iria realizar
uma licenciatura para ser um discípulo de meus mestres.
|
Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí |
Atualmente sou professor da rede
municipal de Tramandaí, e da rede estadual. Atuo em duas escolas: Escola
Municipal de Ensino Fundamental General Luiz Dêntice e no Instituto Estadual de
Educação Barão de Tramandaí. Na rede municipal já tive passagem por outras quatro
escolas conhecendo realidades bem distintas dentro de um mesmo município.
Com carga horária semanal de 60
horas, tenho 16 turmas, e cerca de 400 alunos. Ministro aulas de matemática e física,
no ensino fundamental (regular e EJA), e ensino médio (regular e curso normal).
|
EMEF General Luiz Dêntice |
Com
três anos de experiência nesta profissão, já vivenciei momentos marcantes e
inesquecíveis em minha trajetória e que irei guardar comigo para o resto de
minha vida. Neste período pude desenvolver projetos que beneficiaram a aprendizagem
dos alunos e enriqueceram o meu trabalho em sala de aula.
Um
dos momentos inesquecíveis em minha trajetória como professor foi à aplicação
do projeto “Utilizando ferramentas tecnológicas no ensino de múltiplos e
divisores dos números naturais”, em turmas de 6º ano na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Nossa Senhora das Dores. Por este projeto, pude participar
do Prêmio Professor Viver Digital 2012, ficando em 2º lugar na etapa nacional
do prêmio, que objetivava destacar as práticas pedagógicas exitosas que fizessem
uso das novas tecnologias.
|
2º lugar (Andrios Bemfica dos Santos - Tramandaí/RS) e
1º lugar (Patrícia Nogueira - Ribeirão Preto/SP) no Prêmio Professor Viver Digital 2012 |
|
Presente da turma 20M - 2012 - Caneca Misteriosa. |
Momentos
especiais vivenciados em sala de aula com os alunos diariamente, tanto em
práticas pedagógicas quanto em conversas informais sobre assuntos diversos, são
frequentes e tem um lugar especial em minha memória. Confraternizações, jantas,
almoços, práticas em laboratório, saídas de estudos, passeios, formaturas, ....
, enfim, momentos que somente a educação nos proporciona, marcaram estes três
anos de uma curta mas intensa vida profissional.
|
Presente da turma 20M - 2012 - Minha miniatura. |
|
Atividades práticas em laboratório no Instituto Barão. |
|
Certificado pelos alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2012. |
|
Alunos João Vitor e Gabriel do Instituto Barão que receberam Certificado de Menção Honrosa na OBMEP de 2012. |
|
Equipe vencedora na Gincana Farroupilha da Escola Dêntice. |
|
Atividade prática com os alunos da EJA - Dêntice. |
|
Almoço de confraternização no apartamento do professor com turma do Instituto Barão. |
Amo
as escolas em que atuo, carrego seus logos no peito, suas missões e filosofia são
o meu lema, busco sempre realizar o melhor por elas. O “Instituto Barão”, como
é conhecido e chamado pela comunidade tramandaiense, é meu vizinho e é a escola
em que estou trabalhando há mais tempo. Tenho um carinho muito grande pelos
meus alunos e colegas professores e funcionários. Ali me sinto em casa, e
desenvolvo meu trabalho com seriedade e compromisso com a qualidade. Na “Escola
Dêntice” - como é chamada nossa querida escola da São José - encontrei uma
grande família. Posso dizer que fui adotado por todos na escola, por ser o mais
jovem professor e pelo grande carinho que recebo de todos os colegas. O clima
de trabalho é maravilhoso, e os laços de amizade com meus colegas favorecem o
trabalho em equipe e o desenvolvimento de projetos integradores. Enfim, sou
feliz onde trabalho, pelos colegas que tenho e pelos amigos que adquiri nesta
caminhada.
|
Grupo de professores da Escola Dêntice. |
Mas
nem tudo termina ao agarrar o canudo na formatura, ou ver o nome na lista de
aprovado em um concurso público. O está em constante formação! Por acreditar
que o professor deve estar em constante formação, busquei cursos de
especialização em áreas que tenho afinidade. Juntamente com a minha carga
horária de sala de aula semanal, também realizo três cursos, buscando melhorar
minha prática pedagógica. Curso licenciatura em Física pela Universidade
Federal de Santa Maria, e faço duas especializações pela Universidade Federal
de Rio Grande, uma em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a educação,
e a outra em Matemática.
|
Alunos da EMEF Marechal Castelo Branco
trabalhando com netbook's na sala de aula |
Busco sempre estar me atualizando e
renovando minha prática docente. Como um legítimo representante da geração Y ou
geração da internet e das tecnologias – definição de alguns sociólogos para os
nascidos na década de 80 – sempre possui um grande gosto pelas novas
tecnologias aplicadas ao ensino. Em minha formação acadêmica sempre direcionei
meus interesses nas novas tecnologias como ferramenta didática.
|
Formação para professores sobre
TIC's na educação |
Sempre buscando fazer um elo entre o
conhecimento científico nas áreas mencionadas e suas aplicações no meio
tecnológico. Neste período, pude levar minhas construções e ideias em diversos
eventos com enfoque na utilização de ferramentas tecnológicas no ensino. A
socialização de tais práticas pedagógicas evidenciou sempre uma grande
necessidade da educação em buscar novos caminhos e se atualizar, de modo a
tornar o desenvolvimento dos conteúdos curriculares mais atrativos e
atualizados para os alunos.
|
Aluno da EMEF Jorge Enéas Sperb
utilizando a lousa digital. |
Trago as novas tecnologias como
ferramentas didáticas, para tornar minhas aulas mais dinâmicas, atrativas,
contextualizadas e atuais. Utilizo todos os espaços e recursos de que as
escolas dispõem, como laboratório de informática, netbook’s, datashow e lousa
digital, sempre com o intuito de desenvolver os conteúdos curriculares.
Ser
profissional em educação exige um constante recomeçar, um constante aprender, e
é isso que busco a cada dia, a cada aula, novos caminhos para a minha prática
profissional.