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quarta-feira, 26 de junho de 2013
O que é um Webquest?
Webquest é uma metodologia que direciona o
trabalho de pesquisa utilizando os recursos da internet. É também uma
oportunidade de realizar um trabalho guiado, filtrando toda a informação
disponibilizada na rede mundial de computadores.
Além destes benefícios, há vantagem ao
utilizar uma menor quantidade de material impresso. Segundo Márcio Rocha, responsável
pelo departamento financeiro do Instituto Estadual de Educação Barão de
Tramandaí, a escola gasta em média 60 mil folhas A4 mensalmente. Este gasto é
para toda a demanda nos setores pedagógico e administrativo, porém a grande
maioria é para impressão de materiais paradidáticos e avaliações.
Neste sentido, trabalhar com webquest’s
possibilita ao professor realizar um trabalho em consonância com as novas
tecnologias aplicadas no contexto educacional, e, além disto, promove ações de
redução de gastos e consumo consciente do papel na escola. Abaixo assista um
vídeo que mostra dados sobre o consumo de papel no mundo, seus impactos
ambientais e a importância de projetos ecologicamente corretos.
ESTRUTURA DE UMA WEBQUEST
1. Introdução - É o primeiro
passo para a produção de uma webquest, é a página onde o aluno se sentirá bem
vindo. Deve oferecer possibilidade de pensar e analisar com criticidade o tema
sugerido.
2. Tarefa - É a definição do
que o aluno terá que executar para terminar a atividade. Nesta parte da
webquest o aluno age participando e colaborando com a construção do
conhecimento.
3. Processo - Ao apresentar a
proposta de trabalho aos aluno, as regras devem ser poucas, possíveis de
cumprir e ajustadas as condições da turma.
4. Recursos - Caminhos a serem
percorridos. É o momento de apresentar as fontes de informações necessárias
para que a tarefa possa ser cumprida (links sugeridos).
5. Avaliação - Momento de
reflexão e aprendizagem.É uma forma de análise das descobertas realizadas. Na
avaliação o aluno deve ser informado sobre como seu desempenho será avaliado.
Pode-se apresentar tabelas, fichas e questionários na avaliação.
6. Conclusão - Ligada a
avaliação, a conclusão é uma forma de apresentar um resumo das aprendisagens, bem
como, os pontos que poderão ser retomadosem outros momentos.
Em
geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos
alunos, reunidos em grupos. A webquest sempre parte de um tema, propõe uma
tarefa, indica o processo e os recursos. A avaliação é feita pelos alunos com
auxílio do professor e a conclusão traz um resumo da webquest e apresenta os
pontos que deverão ser retomados em outras oportunidades.
Referências:
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Torre de Hanói - O jogo, a função exponencial e seu gráfico
Jogo de mesa |
A Torre de Hanói é um "quebra-cabeça"
que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos
alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para
baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro
qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior
nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode
variar sendo que o mais simples contém apenas três.
A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente
considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de
trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
É interessante observar que o número mínimo
de "movimentos" para conseguir transferir todos os discos do primeiro
pino para o terceiro é 2n-1, sendo n o número de discos. Logo:
·
Para
solucionar um Hanói de 4 discos, são necessários 15 movimentos.
·
Para
solucionar um Hanói de 7 discos, são necessários 127 movimentos.
·
Para
solucionar um Hanói de 15 discos, são necessários 32.767 movimentos.
A tabela abaixo relaciona
o número de discos com a quantidade mínima de movimentos, e o gráfico mostra o
crescimento exponencial do número mínimo de movimentos a partir da função 2n-1.
Abaixo seguem três opções
do Jogo Torre de Hanói em sua versão de manipulação virtual. O primeiro é uma
versão para download e instalação do jogo no computador. Os outros dois são
opções do jogo em versão on-line.
Para baixar o jogo no seu computador clique aqui. |
Para acessar o jogo na versão on-line clique aqui. |
Para acessar o jogo na versão on-line clique aqui. |
domingo, 9 de junho de 2013
Blog - Reflexão e Potencialidades
A quase
três anos venho publicando neste espaço minhas experiências e trajetórias na
área da educação. Até aqui já foram publicadas 97 postagens, atingindo mais de
166 mil visualizações de página. O principal objetivo desta ferramenta tecnológica
é potencializar aprendizagens, divulgar práticas pedagógicas exitosas e, principalmente,
atingir uma nova geração de educandos que buscam na Web 2.0 compartilhar suas
vivências e construir colaborativamente suas aprendizagens. Clicando aqui você
terá acesso a uma reflexão elaborada em conjunto com o Professor Jair Cirne Fraga
sobre a utilização das TICs no contexto educacional, via Google Drive.
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