Atualmente
as tecnologias digitais fazem parte da vida da maioria dos cidadãos,
independente de sua faixa etária, gênero e classe social. As pessoas necessitam
das TD’s para troca de informações, sendo uma importante ferramenta de
comunicação.
O
encontro entre as diferentes gerações usuárias das novas tecnologias pode
ocorrer de forma contínua no meio educacional, tendo em vista que tanto
educandos quanto educadores já dispõe delas e as utilizam. A promoção deste
encontro deve partir do educador, pois é este que deve romper os paradigmas da
educação e de seu próprio planejamento, propondo ações que estabeleçam um elo
entre as TD’s e os seus objetivos curriculares.
As
novas gerações de alunos estão cada vez mais imersos em tecnologias, as
Cyber-Infantes (culturas infantis) dominam os espaços sociais, e cabe ao
professor propor encontros que utilizem de recursos tecnológicos, já em uso
pelos alunos, considerados nativos digitais. Para ilustrar os conceitos de
Cyber-Infantes, criei um vídeo utilizando a iconografia, onde procurei inserir
diversos momentos de minha prática pedagógica, em que as aulas foram mediadas
pelas novas tecnologias.
Neste
vídeo busquei explicitar os conceitos das Cyber-Infantes e Multitasking.
Buscando na iconografia formas de demonstrar tais conceitos pude perceber que
realmente, cada vez mais as crianças estão imersas nas tecnologias digitais. No
segundo momento do vídeo, busquei demonstrar de que forma busco estreitar o meu
planejamento com as TD’s, sempre com o intuito de desenvolver ações que
propiciem a aprendizagem no ambiente escolar a partir da interação entre alunos
e as novas tecnologias. Nesta segunda etapa do vídeo, fiz um resgate de minha
jornada como professor, mostrando registros fotográficos de minhas aulas
mediadas pelas tecnologias digitais.
Propus
de forma simples as ideias de culturas infantis, de que forma ocorrem, desde tão
cedo, nos mais diferentes meios. A ideia de multitasking também ficou bem
explícita como uma característica das pessoas que vivem no século XXI, que por
necessidade ou naturalidade realizam diversas tarefas ao mesmo tempo.