terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aplicativos sobre a Conservação da Energia Mecânica

A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "Ec" mais energia potencial "Ep".
Há uma lei fundamental da Física que é a da conservação da energia mecânica de um corpo: E = Ec + Ep = constante, se um corpo está sob a ação somente de forças conservativas. Isso equivale a dizer que se a energia cinética de um corpo aumenta, a energia potencial deve diminuir e vice-versa de modo a manter E constante.
Saiba mais sobre conservação de energia visualizando o movimento de um skatista! Em meio a pistas, rampas e saltos o skatista realiza movimentos que possibilitam relacionar altura, velocidade, gravidade e aceleração com as energias cinética, potencial e mecânica. Você também pode ver o skatista em planetas diferentes ou até mesmo no espaço!

Para baixar o aplicativo clique aqui!


No aplicativo “Transformação de Energia”, é possível ver um trapezista caindo e a energia potencial gravitacional sendo transformada em energia cinética e depois em energia potencial elástica quando ele atinge a rede. Os valores numéricos permitem ver a conservação da energia total. Também é possível alterar a altura que o trapezista cai e a sua massa, para comparar os valores das energias envolvidas.

Para baixar este aplicativo clique aqui.
 
Observe o movimento oscilatório de um pêndulo simples e de um sistema massa-mola na horizontal. O gráfico de energia cinética, potencial e total de cada um desses sistemas também é mostrado. Observe a semelhança entre esses dois movimentos periódicos. Para acessar o applet, clique aqui. Ao acessar o aplet, clique sobre a massa azul e arraste-a para a esquerda ou direita, esticando ou comprimindo a mola, fazendo-a oscilar. Para parar, clique em "reset".


2 comentários:

  1. Bem legal estas simulações do skatista. Estou pensando em instalar, no próximo ano, nos pcs do laboratório de informática da minha escola, e trabalhar com os alunos em uma aula mais descontraída sobre energia. Muito boa dica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jairo
    Demorei bastante para postar estes aplicativos, no blog pois este ano tem sido bem puxado para mim. Mas a verdade é que quando utilizei-os nas aulas sobre energias, facilitou bastante a compreensão sobre a relação das energias com algumas variáveis envolvidas.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...