terça-feira, 12 de outubro de 2010

Minha Querida Escola "Polivalente"

A Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova de Castilhos em que realizei o estágio de Matemática em Ensino Fundamental é a escola em que estudei durante cinco anos. Lá me sinto em casa, fui muito bem recebido por todos.
A escola localiza-se na Rua Marechal Deodoro, 863, Centro, na cidade de Osório. Atende alunos da 5ªsérie do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A escola possui uma boa infra-estrutura com: 1 sala de vídeo, 10 salas de aula, sala de professores, supervisão, direção, secretaria, biblioteca, banheiros (dois femininos e dois masculinos) para alunos e (um feminino e um masculino) para professores, dois laboratórios: um de Física e outro de Biologia, bar para refeições, refeitório, ginásio pequeno, um bom espaço interno para abrigar os alunos, campo de futebol, quadra poliesportiva, escritório para Grêmio Estudantil, espaço para atividades agrícolas (hortas), sala para atividades comerciais, duas salas para atividades industriais (uma de marcenaria e outra de artesanato) e uma sala para atividades domésticas (onde os alunos aprendem a cozinhar).
Também me lembro das aulas profissionalizantes que a escola oferece em cada ano do Ensino Fundamental. Como comecei a estudar na escola a partir da 6ª série, não fiz as técnicas domésticas que são oferecidas na 5ª série. Nestas aulas os alunos aprendem a fazer bolos, lidar no fogão e no forno, fazer a limpeza de ambientes, entre outras atividades.  Na 6ª série a escola oferece dois períodos semanais de técnicas agrícolas, onde cada aluno tem a sua horta e é responsável pela capina e cultivo de variadas hortaliças. Já na 7ªsérie são oferecidos dois períodos semanais de técnicas industriais, onde os meninos tem a oportunidade de construir objetos com madeira (banquinhos, casinhas de passarinhos, porta objetos, entre outros) e as meninas pintam panos de prato e os objetos de madeira construídos pelos meninos. E na 8ªsérie a escola oferece também dois períodos semanais de técnicas comerciais. São aulas que abordam a rotina do comércio e as principais noções de matemática financeira.
            A escola foi fundada em 14 de novembro de 1974, dirigida por José Carlos Becker e André Poltronieri com uma proposta diferenciada dos outros estabelecimentos em função das técnicas Comerciais, Industriais, Agrícolas e Domésticas, e por isso a escola é mais conhecida e chamada até hoje de “POLIVALENTE”. Além das técnicas, a escola tinha na época aulas de cerâmica, tipografia, culinária e um salão de beleza completo. Em 1977 foi publicado o primeiro exemplar da revista Polivisão, totalmente produzida e editada na própria escola.
O meio físico da escola é bom. O ambiente é acolhedor e bem estruturado, dando a todos uma boa recepção. A mobília de algumas salas é nova, e dá comodidade aos alunos e professores durante as aulas. E em outras salas as classes e cadeiras se encontram em péssimo estado.
O nível sócio-econômico dos alunos é médio. A maioria dos alunos que a escola atende são oriundos do bairro Glória.
São atendidos na Escola, nos turnos da manhã, tarde e noite 546 alunos, distribuídos em 17 turmas. O corpo docente é formado por 38 professores e a equipe de pessoal é constituída de 12 funcionários que atendem o serviço de secretaria, merenda e manutenção da escola. (Dados referentes ao ano letivo de 2009)
Na escola existe uma boa relação entre professores, coordenação e direção. Durante o intervalo de aula a supervisora interage com os professores, e repassa as informações administrativas da escola. Os professores se comunicam e combinam seus horários de maneira coletiva. Os professores são envolvidos com os alunos e participam ativamente de atividades como Gincana e Acampamento Farroupilha, Festa de aniversário da Escola, entre outros.
Analisando o projeto político-pedagógico e o Regimento da Escola vi que ela é aberta a mudanças e transformações, que valoriza o conhecimento e a cultura, que incentiva a autoconstrução, a criatividade de cada um e a participação de todos na construção de uma sociedade humana e fraterna que respeita o homem e todas as formas de vida presentes na natureza. Segundo o Projeto Político-Pedagógico a escola aborda:
“situações de aprendizagem que atendam aos compromissos científico e filosófico da Escola: saber, saber fazer, ser e conviver; valorizando os conhecimentos prévios, a cultura da comunidade e propiciando o acesso ao saber local, regional e universal da humanidade, voltada para uma educação interdisciplinar e tendo como meta o “aprender a aprender”.(PPP, 2009, p.6)

O objetivo da escola é colocar o aluno na busca e compreensão do mundo, com iniciativa na busca de informações, onde deverá estruturar o pensamento e o raciocínio, podendo assim adquirir atitudes, gerando hábitos de investigação, propiciando a formação de uma visão ampla e científica da realidade.
É interessante perceber que a escola prega em seu projeto político-pedagógico o respeito à diversidade, à pluralidade, às diferentes culturas e às diferentes maneiras de pensar. É importante destacar que a escola prevê também uma valorização do conhecimento que o aluno carrega consigo antes de ter o acesso à escola, e o que este aprende fora do ambiente escolar, em seu cotidiano.

Fotos da Escola







Referências:

PPP – Projeto Político Pedagógico - Escola Estadual de Ensino Médio Maria Teresa Vilanova Castilhos. Osório-RS, 2009

Um comentário:

  1. gostaria de saber se alguém sabe do paradeiro do professor Alceu Ramos,prof. de Educação Física em 1977 e 1978 neste educandário,fui aluna da escola e admirava muito este servidor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...