sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A disciplina de Matemática e o Ensino Médio

A disciplina de Matemática e o Ensino Médio

N
os últimos três anos tenho trabalhado em espaços que oferecem auxílio aos estudantes com dificuldades na aprendizagem de matemática. Este período tem sido de suma importância, no sentido de dar subsídios, experiências e contato tanto com alunos do ensino fundamental, quanto alunos do ensino médio e superior.
            Além deste contato que ganho com os alunos e conteúdos, este trabalho me possibilita observar os diferentes perfis dos alunos e também dos professores, de cada nível escolar. Estas diferenças acontecem desde o comportamento do aluno, que ao ingressar no ensino médio está no início de seu amadurecimento, até o comprometimento com o estudo.
            Os alunos no ensino fundamental tradicionalmente recebem mais acompanhamento por parte dos professores. O vínculo do aluno com o professor é fortalecido pelo contato mais próximo, principalmente com os alunos das séries iniciais do ensino fundamental. A partir das séries finais do ensino fundamental, o aluno passa por um processo de transição, onde ainda recebe acompanhamento do professor, porém com menor freqüência.
Este processo de transição deve ser realizado em um ambiente escolar tranqüilo e sob o atento olhar do professor, pois devido a maior abertura, inicia uma etapa importantíssima para a construção ou fortalecimento da autonomia do aluno. 
Já quando o aluno passa para o ensino médio, ele adquiri a sua “liberdade escolar”. Utilizo este termo porque o ensino médio ainda não é um nível obrigatório de ensino no país. Segundo estudos realizados no país, o ensino médio é a maior preocupação dos educadores no Brasil, e apesar de quase a totalidade das crianças de 6 a 14 anos estarem cursando o ensino fundamental, somente cerca de 50,9% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão no ensino médio.
Segundo o artigo 35 referente ao Ensino Médio, a LDB distingue as finalidades desta etapa na formação do aluno:
      I.        a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
    II.        a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
   III.        o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  IV.        a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.


Segundo refere-se a LDB, o ensino médio deve ser uma etapa para aprofundar os estudos do ensino fundamental, abrindo portas para um possível ingresso no ensino superior. Ainda o coloca como preparação base para o mercado de trabalho, formando um cidadão crítico, autônomo, responsável, e ético.
Assim como está descrito e idealizado na LDB, o ensino médio é um excelente caminho a ser trilhado pelos estudantes. Porém a pergunta que fica é a seguinte: Por que então a taxa de alunos que não ingressam no ensino médio ainda é tão alta, tendo em vista suas grandes vantagens?
Penso que é necessário que haja mudanças no ensino médio atual, que ele seja integrado, com ênfases diferentes, na arte e cultura, iniciação científica, com formação profissional e técnica, onde os alunos possam extrapolar os muros escolares, tornando a escola um espaço de novas descobertas, e que seja atrativo aos olhos dos alunos. É necessário que haja professores que acreditem nessas mudanças, que não sejam acomodados, que instiguem seus alunos, que o questionem e o deixem questionar.

A matemática no ensino médio pode e deve contribuir para a formação de cidadãos mais críticos, autônomos e participativos. No ensino médio é necessário que os alunos possam entender a matemática como construção humana, na evolução da sociedade, da ciência e da tecnologia. É preciso que os professores não apenas ensinem matemática, mas também eduquem pela matemática.
Para os PCNEM (1999):

Se há uma unanimidade, pelo menos no plano dos conceitos entre educadores para as Ciências e a Matemática, é quanto à necessidade de se adotarem métodos de aprendizado ativo e interativo. Os alunos alcançam o aprendizado em um processo complexo, de elaboração pessoal, para o qual o professor e a escola contribuem permitindo ao aluno se comunicar, situar-se em seu grupo, debater sua compreensão, aprender a respeitar e a fazer-se respeitar; dando ao aluno oportunidade de construir modelos explicativos, linhas de argumentação e instrumentos de verificação de contradições; criando situações em que o aluno é instigado ou desafiado a participar e questionar; valorizando as atividades coletivas que propiciem a discussão e a elaboração conjunta de idéias e de práticas. (Ibidem, p. 52)


            Portanto é necessário que a disciplina de matemática seja desenvolvida com responsabilidade, para que os alunos possam concluir o ensino médio, tendo em sua formação básica, os conhecimentos sólidos da ciência, mas acima de tudo, seja um cidadão que saiba se comunicar e expressar através da matemática.

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