quinta-feira, 1 de março de 2012

Um pouco de história - Gauss e o seu raciocínio brilhante

            Uma das histórias mais fascinantes envolvendo progressões é a do matemático alemão Carl Friedrich Gauss (1777-1855), considerado o maior matemático do século XIX e um dos maiores de todos os tempos, juntamente com Arquimedes e Isaac Newton. Filho de família pobre, seu pai tentou evitar que recebesse instrução adequada. Gauss, porém, contou com o apoio da mãe, para que pudesse estudar.

A precocidade de Gauss, tido como uma criança prodígio, pode ser exemplificada por um fato interessante ocorrido em sua infância. Aos 10 anos, Gauss freqüentava uma escola local, na qual o professor era tido como muito exigente. Certo dia, com a intenção de manter a turma em silêncio, pediu aos alunos que somassem os números naturais de 1 a 100 (1+2+3+...+100) e, assim que terminassem, colocassem a solução sobre sua mesa. Quase que imediatamente, Gauss colocou sobre a mesa do professor a resposta encontrada. Ele olhou para o menino com pouco-caso, enquanto os demais alunos trabalhavam arduamente. Quando conferiu os resultados, o professor verificou que a única resposta correta era a de Gauss, 5.050, mas sem fazê-la acompanhar de nenhum cálculo.

Gauss havia feito o cálculo mentalmente, observando que a soma do primeiro e do último termo (1+100), do segundo e do penúltimo termo (2+99), do terceiro e do antepenúltimo (3+98), e assim por diante era sempre 101, ou seja:



A soma dos números naturais de 1 a 100 é dada por 50 . 101 = 5.050, cálculo que resultou na fórmula da soma dos n primeiros termos de uma PA.   
Utilizando o mesmo procedimento realizado por Gauss, calcule a soma dos 100 primeiros números pares positivos.


Nas palavras de Gauss:
"Verdadeiramente o que mais prazer me proporciona, não é o saber mas o estudar, não a posse mas a conquista, não o estar aqui mas o chegar além."
Carl Friedrich Gauss

5 comentários:

  1. Realmente Gauss, foi um dos top 10 mat!
    Aceita uma parceria?

    elementosdeteixeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo um célebre matemático!

    Aceito sim! já está incluído na lista de parceiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes ao responder uma questão de matemática juntamos várias ideias que já vimos em algum lugar para podermos resolve-la. Mas não existia uma ideia dessa magnitude na época, então é provável que ele tenha usado um em números menores, por exemplo como a soma dos 10 primeiros números. Obrigado, minha opinião.

      Excluir
  3. Muito obrigado!
    Ficarei honrado de for um seguidor tb.
    Mas fique a vontade.
    O que importa é que encontrei um excelente blog: PROFESSORANDRIOS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...