· Grandezas e Medidas
Participantes do projeto:
·
Turmas da 8ª série (9º ano) dos turnos da manhã e
tarde – 81 e 82.
Este
projeto é proposto aos alunos que cursam a 8ª série (9º ano) porque convêm
recordar um tema que é útil no dia-a-dia e importante para os cursos de
Química, Física, Biologia e Matemática do Ensino Médio. Além disso, algumas
novas ideias que serão abordadas exigem a maturidade dos alunos desta série
para ser bem compreendidas.
Competências a serem desenvolvidas
·
Estimular a comunicação e expressão dos alunos
durante as atividades;
·
Promover atividades em grupo, possibilitando a
interação e a troca de conhecimentos;
·
Sensibilizar os estudantes para o papel da
ciência Matemática na evolução da sociedade.
·
Ampliar
e construir noções de medida, pelo estudo de diferentes grandezas, a partir de
sua utilização no contexto social e da análise de alguns dos problemas
históricos que motivaram sua construção;
·
Conceituação
de instrumento de medida e unidade de medida;
·
Compreensão
da noção de medida de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e
tempo.
·
Conceituação
do sistema decimal de medidas de comprimento, superfícies, volumes, capacidade
e massa.
·
Conceituação
de sistema não-decimal de medidas de tempo.
·
Estabelecimento
de conversões entre algumas unidades de medida mais usuais (para comprimento,
superfície, volume, massa, capacidade e tempo) em resolução de
situações-problema.
Os
alunos das turmas 81 e 82 apresentarão em seus turnos trabalhos referentes ao
tema do projeto. Os trabalhos serão apresentados no dia 18 de maio do corrente
ano.
Os
trabalhos deverão ser apresentados na modalidade exposição, e serão
apresentados para as demais turmas de séries finais do ensino fundamental da
escola.
Cada
turma será dividida em seis grupos, sendo que cada um receberá uma grandeza
para realizar a pesquisa e exposição dos resultados. As grandezas a serem
pesquisadas pelos grupos serão: comprimento, superfície, volume, massa,
capacidade e tempo.
Os
grupos irão realizar pesquisas utilizando os mais diversos meios de obtenção de
informação (livros, revistas científicas, internet, etc).
A
pesquisa que os alunos realizarão, deverá seguir alguns princípios norteadores,
que devem estar contidos no trabalho a ser apresentado e exposto. Os seguintes
aspectos devem estar presentes na apresentação:
·
Quais
as principais unidades de medida da grandeza;
·
As
unidades de medidas utilizadas em outros países;
·
As
transformações entre as unidades de medida da grandeza;
·
Aparelhos
e instrumentos de medição da grandeza;
·
Aplicações
no cotidiano: embalagens de produtos, mapas, calendários, indústria, comércio,
entre outros.
Os trabalhos
expostos poderão utilizar os mais diversos materiais que possam demonstrar,
exemplificar e ilustrar o tema da pesquisa.
Avaliação:
Os alunos serão
avaliados no processo de pesquisa e obtenção das informações, pela relevância
com que os resultados possam ter com o tema.
Os trabalhos
também serão avaliados pela riqueza da exposição, entendimento e apropriação
dos assuntos abordados.
Nota no site da prefeitura municipal de Tramandaí sobre a exposição
"Alunos da escola Dêntice realizaram trabalho sobre medidas e
grandezas"
"
Muito se fala nos problemas e dificuldades
enfrentadas em sala de aula, novos espaços são criados, projetos externos
elaborados, mas a sala de aula é onde se processa todo o conhecimento.
Propostas boas e resultados positivos são vivenciados diariamente, como pode se
confirmar no trabalho realizado com as 8ª séries da E.M.E.F.Gal. Luiz Dêntice,
orientados pelo professor Andrios Benfica, de Matemática, abordando a temática
Medidas e Grandezas. Os alunos buscaram referências concretas do assunto,
trabalhando em grupos e socializando com os colegas o conhecimento adquirido. A
direção da escola parabeniza aos profissionais em educação que acreditam e
buscam práticas diferenciadas para a sala de aula, tornando este espaço um
local inspirador para as novas gerações.
"
Disponível em: http://www.tramandai.rs.gov.br/index.php?acao=noticias¬icias_id=6620
Nenhum comentário:
Postar um comentário