Objetivos:
·
Retomar
operações com frações e decimais;
·
Favorecer
processos de estimativa e cálculo mental;
·
Estimular
a antecipação, o levantamento e a checagem de hipóteses.
Material necessário:
Um
tabuleiro, um marcador (como um peão de xadrez ou um grão de feijão) e uma
folha para cada jogador registrar seus cálculos.
Regras:
·
Os
jogadores registram o número 1 em suas folhas e decidem quem começa.
·
O
primeiro jogador desloca, à sua escolha, seu marcador da posição de PARTIDA
para outra adjacente e efetua a operação indicada no segmento percorrido,
registrando o resultado em sua folha. O resultado representa seu total de
pontos na jogada.
·
O
segundo jogador faz o mesmo, iniciando sua jogada com o valor 1, mas movendo
seu marcador.
·
O
jogo continua sucessivamente assim, com cada participante, na sua vez, usando o
valor de pontos da jogada anterior para efetuar o novo cálculo.
·
O
percurso deve ser feito em qualquer direção e em qualquer sentido, mas cada
segmento não pode ser percorrido duas vezes consecutivas.
·
Todas
as jogadas devem ser registradas.
·
O
jogo acaba quando um dos jogadores alcançar a posição CHEGADA, mas ganha o que
tiver o maior número de pontos.
Referências bibliográficas:
Smole, Katia Cristina Stocco. Matemática: Ensino Médio: Volume 1 / Katia Cristina Stocco Smole, Maria Ignez de Souza Vieira Diniz. - 6 ed. - São Paulo: Saraiva 2010.
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