
Usemos o exemplo da decomposição da água. Levando em conta a composição das moléculas envolvidas, podemos representar essa reação como mostrado ao lado.

H2O -> H2 + O2
Nessa representação, falta, porém, a proporção correta entre as quantidades de moléculas envolvidas. Uma representação, mais correta é:
H2O + H2O -> H2 + H2 + O2 ou seja 2H2O -> 2H2 + O2
Agora sim, está expressa a verdadeira proporção entre as quantidades de moléculas que participam da reação.
A maneira de representar uma reação química é denominada equação química.
Balanceamento de equações químicas
![]() |
O balanceamento obedece a Lei de Lavoisier, pois há o mesmo número de átomos de cada elemento no reagente e no produto. |
Quando escrevemos uma equação química, ela deve estar corretamente balanceada, ou seja, os coeficientes devem estar corretamente indicados. Caso contrário, não estará sendo respeitado o fato de os átomos se conservarem.
Explicação para as leis de Lavoisier e de Proust
![]() |
E também segue os princípios da Lei de Proust, pois existe uma proporção entre o número de átomos de cada elemento. |
A teoria de Dalton é uma proposta de explicação para a Lei de Lavoisier e Proust, apresentadas anteriormente. Numa reação química, os átomos apenas se recombinam. Então, já que os átomos não são destruídos nem formados, a massa de reagentes é sempre igual à dos produtos. Isso explica a Lei de Lavoisier.
Para testar se você já sabe tudo de reações e equações químicas, e balanceamento de equações químicas, clique aqui.
Neste link você encontrará alguns exercícios de equações químicas e balanceamento, e também poderá verificar se estes estão corretos.
Olá Andrios,
ResponderExcluirParceria fechada. Já adicionei seu banner.
Parabéns pelo ótimo trabalho!
Um abraço!