terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quem corre na chuva se molha mais do que quem fica parado?

Em geral, sim. Quando um indivíduo está parado, no caso de uma chuva sem vento, as gotas caem perpendicularmente sobre ele, em linha reta, explica o físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo. Portanto, ela molha apenas a cabeça e os ombros. Se a pessoa correr, seu deslocamento fará com que a chuva, apesar de continuar caindo verticalmente, incida sobre si de forma inclinada. Assim a área atingida pela água será muito maior: peito, pernas, braços e rosto. Fica-se ensopado mais rápido.
No entanto, se ficarmos parados na chuva por muito tempo, a ação da gravidade fará a água escorrer pelo corpo de cima para baixo e ficaremos totalmente molhados, diz Furukawa. Nesse caso, vale mais a pena correr porque, como a chuva vai atingir apenas a parte da frente do corpo, as costas ficam mais enxutas.
 A água cai em linha reta e atinge apenas a cabeça e os ombros da pessoa parada.
Se o indivíduo se desloca, a chuva passa a incidir inclinadamente. Com isso os pingos alcançam uma área maior.

Explicação da Revista Superinteressante

Os Caçadores de Mitos, do Discovery Channel, realizaram uma experiência que abordou alguns aspectos importantes sobre esta questão. Desta vez eles mostrarão que se uma pessoa andar com alta velocidade em um carro conversível, ela não se molhará.

4 comentários:

  1. Olá, prof Andrios!
    Estou visitando o seu blog pela 1ª vez e gostei!

    Quando era ainda um estudante da UFRN, uma vez, eu e uns colegas corremos por uns 150 m, para um abrigo, assim que começaram a cair as 1ªs gotas de uma chuva. 2 minutos mais tarde, chega o nosso prof de física, todo encharcado e aí perguntamos: "por que o sr não correu"? ele falou: " se vc corre na chuva o momento angular das gotas aumenta consideravelmente de valor e aí... vc ficará muito mais molhado"! e nós: " É mesmo"!!!!!!!????????? KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!! "bom, comparando-se... o seu estado com o nosso... bem..., achamos que é melhor correr antes da chuva cair com força total"! KKKKKKKKKKKRSRSRSRSRssssss!!!!!

    UMa pergunta: a sua cx de seguidores está desativada? Não consegui acessá-la!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco!
    Obrigado pela visita, buscarei postar com frequência para que tenhamos novos materiais para leitura!
    Esta questão é bastante interessante mesmo, diria intrigante. Assim como em outras questões que envolvem física, temos variáveis que podem influenciar na situação prática, como vento, distância que vai ser percorrida, e o tempo que a pessoa terá que correr ou andar pra chegar até um abrigo, entre outras.

    E sobre a cx de seguidores, aqui aparece como desativada, e vc está como membro. Legal
    ABração

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor Andrios, gostei da colocação do Francisco sobre este assunto, pois realmente vi em vários sites a afirmação muito simplista que "se a pessoa correr a vazão vai ser maior e vai molhar mais".
    Desculpe o termo, mas para mim esta é uma simplificação "grotesca", é obvio que com qualquer exemplo é possível entender que |"não é bem assim", como você colocou : "temos variáveis que podem influenciar na situação prática". Por exemplo, se uma pessoa vai se deslocar em uma chuva torrencial por 50 m, correndo até o carro, em 10 segundos, vai se molhar "pouco", mas se ela se descolar andando ( como sugere a "física" ) lentamente durante 10 minutos, vai chegar "encharcado"!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se tem algum exercício sobre esse tema pro meu plano de aula?Alguma dinâmica que de pra fazer em sala de aula?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...