Os ambientes informatizados apresentam recursos em consonância com o processo de aprendizagem construtivista, o qual tem como princípio básico que o conhecimento se constrói a partir das ações do sujeito, como nos afirma a teoria de Piaget que “Todo conhecimento é ligado à ação e conhecer um objeto ou evento e assimilá-lo a um esquema de ação...Isto é verdade do mais elementar nível sensório motor ao mais elevado nível de operações lógico -matemáticas” (Piaget,1967).
Nos ambientes informatizados não prezamos por métodos que visam à prática de transmissão do conhecimento ou a memorização deste, mas um método onde os educandos possam evidenciar a verdadeira construção do conhecimento indo de encontro à teoria construtivista.
Na matemática a aprendizagem numa perspectiva construtivista leva em conta “o fazer matemática”: experimentar, interpretar, visualizar, induzir, conjeturar, abstrair, generalizar e enfim demonstrar, é o aluno agindo.
Fazendo uso do ambiente informatizado “O professor deve projetar desafios que estimulem o questionamento, a colocação de problemas e a busca de solução. Os alunos não se tornam ativos aprendizes por acaso, mas por desafios projetados e estruturados, que visem a exploração e investigação” (Richards, 1991), os alunos precisam ser desafiados para agirem em busca do conhecimento, saírem do estado natural de apatia que a escola impõem.
Assim os softwares matemáticos podem propor desafios aos educandos indo de encontro a um dos principais problemas da educação matemática que é o fato de “que muitos professores consideram os conceitos matemáticos como objetos prontos, não percebendo que estes conceitos devem ser construídos pelos alunos...” (Vergnaud, 1990)
O educando agindo frente ao ambiente informatizado terá a oportunidade de sair do papel passivo de receptor do conhecimento para fazer uso do computador como ferramenta para a construção do conhecimento e o educador agirá como um mediador desta construção. O aluno desafiará a sua capacidade cognitiva frente à proposta do ambiente informatizado.
Assim, a utilização destes ambientes informatizados é um grande desfio para nos educadores, pois
É certo que a escola é uma instituição que a cinco mil anos se baseia no falar/ ditar do mestre, na escrita manuscrita do aluno e, há quatro séculos, em uso moderado das impressão. Uma verdadeira integração da informática ( como do audiovisual) supõe, portanto, o abandono de hábito antropológico mais que milenar, o que não pode ser feito em alguns anos." (MORÌM (1995).
Os softwares e aplicativos educacionais são ferramentas direcionadas para a aprendizagem da Matemática, e que procuram oferecer recursos que viabilizem as ações mentais e proponham a construção do conhecimento; são recursos que podem ajudar os educandos na superação de obstáculos inerentes ao processo de aprendizagem da Matemática.
Buscando Caminhos:
GRAVINA, M. A., SANTAROSA, L. M.. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. IV Congresso RIBIE, Brasilia 1998
MORÌM, in SOUZA, C. H. M.. Comunicação, Educação e Novas Tecnologias, Rio de Janeiro, 2003.
PIAGET,J.: Biologie et Connaissance, Paris: Gallimard. 1967
POLATO, A. Tecnologia + Conteúdos = Oportunidades de Ensino. Revista Nova Escola – São Paulo – SP, Ano XXIV, N°223, Julho de 2009.
RICHARDS, J. Mathematical Discussion, em E. von Glaserfeld (ed) Radical constructivism in Mathematical Education. Dordrecht, The Nederlands: Kluwer 1991
VERGNAUD,G. Epistemology and Psychology of Mathematics Education, in Mathematics and Cognition - ICMI Study Series. 1990
Utilizando novos recursos no ensino/aprendizagem de matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário