
Além destes benefícios, há vantagem ao
utilizar uma menor quantidade de material impresso. Segundo Márcio Rocha, responsável
pelo departamento financeiro do Instituto Estadual de Educação Barão de
Tramandaí, a escola gasta em média 60 mil folhas A4 mensalmente. Este gasto é
para toda a demanda nos setores pedagógico e administrativo, porém a grande
maioria é para impressão de materiais paradidáticos e avaliações.
Neste sentido, trabalhar com webquest’s
possibilita ao professor realizar um trabalho em consonância com as novas
tecnologias aplicadas no contexto educacional, e, além disto, promove ações de
redução de gastos e consumo consciente do papel na escola. Abaixo assista um
vídeo que mostra dados sobre o consumo de papel no mundo, seus impactos
ambientais e a importância de projetos ecologicamente corretos.
ESTRUTURA DE UMA WEBQUEST
1. Introdução - É o primeiro
passo para a produção de uma webquest, é a página onde o aluno se sentirá bem
vindo. Deve oferecer possibilidade de pensar e analisar com criticidade o tema
sugerido.
2. Tarefa - É a definição do
que o aluno terá que executar para terminar a atividade. Nesta parte da
webquest o aluno age participando e colaborando com a construção do
conhecimento.
3. Processo - Ao apresentar a
proposta de trabalho aos aluno, as regras devem ser poucas, possíveis de
cumprir e ajustadas as condições da turma.
4. Recursos - Caminhos a serem
percorridos. É o momento de apresentar as fontes de informações necessárias
para que a tarefa possa ser cumprida (links sugeridos).
5. Avaliação - Momento de
reflexão e aprendizagem.É uma forma de análise das descobertas realizadas. Na
avaliação o aluno deve ser informado sobre como seu desempenho será avaliado.
Pode-se apresentar tabelas, fichas e questionários na avaliação.
6. Conclusão - Ligada a
avaliação, a conclusão é uma forma de apresentar um resumo das aprendisagens, bem
como, os pontos que poderão ser retomadosem outros momentos.
Em
geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos
alunos, reunidos em grupos. A webquest sempre parte de um tema, propõe uma
tarefa, indica o processo e os recursos. A avaliação é feita pelos alunos com
auxílio do professor e a conclusão traz um resumo da webquest e apresenta os
pontos que deverão ser retomados em outras oportunidades.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário