Webquest é uma metodologia que direciona o
trabalho de pesquisa utilizando os recursos da internet. É também uma
oportunidade de realizar um trabalho guiado, filtrando toda a informação
disponibilizada na rede mundial de computadores.
Além destes benefícios, há vantagem ao
utilizar uma menor quantidade de material impresso. Segundo Márcio Rocha, responsável
pelo departamento financeiro do Instituto Estadual de Educação Barão de
Tramandaí, a escola gasta em média 60 mil folhas A4 mensalmente. Este gasto é
para toda a demanda nos setores pedagógico e administrativo, porém a grande
maioria é para impressão de materiais paradidáticos e avaliações.
Neste sentido, trabalhar com webquest’s
possibilita ao professor realizar um trabalho em consonância com as novas
tecnologias aplicadas no contexto educacional, e, além disto, promove ações de
redução de gastos e consumo consciente do papel na escola. Abaixo assista um
vídeo que mostra dados sobre o consumo de papel no mundo, seus impactos
ambientais e a importância de projetos ecologicamente corretos.
ESTRUTURA DE UMA WEBQUEST
1. Introdução - É o primeiro
passo para a produção de uma webquest, é a página onde o aluno se sentirá bem
vindo. Deve oferecer possibilidade de pensar e analisar com criticidade o tema
sugerido.
2. Tarefa - É a definição do
que o aluno terá que executar para terminar a atividade. Nesta parte da
webquest o aluno age participando e colaborando com a construção do
conhecimento.
3. Processo - Ao apresentar a
proposta de trabalho aos aluno, as regras devem ser poucas, possíveis de
cumprir e ajustadas as condições da turma.
4. Recursos - Caminhos a serem
percorridos. É o momento de apresentar as fontes de informações necessárias
para que a tarefa possa ser cumprida (links sugeridos).
5. Avaliação - Momento de
reflexão e aprendizagem.É uma forma de análise das descobertas realizadas. Na
avaliação o aluno deve ser informado sobre como seu desempenho será avaliado.
Pode-se apresentar tabelas, fichas e questionários na avaliação.
6. Conclusão - Ligada a
avaliação, a conclusão é uma forma de apresentar um resumo das aprendisagens, bem
como, os pontos que poderão ser retomadosem outros momentos.
Em
geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos
alunos, reunidos em grupos. A webquest sempre parte de um tema, propõe uma
tarefa, indica o processo e os recursos. A avaliação é feita pelos alunos com
auxílio do professor e a conclusão traz um resumo da webquest e apresenta os
pontos que deverão ser retomados em outras oportunidades.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário