quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A tecnologia do air-bag

O tema deste post está relacionado com o princípio da inércia, e é um dos itens de segurança de um veículo.
Conhecendo a tecnologia do air-bag

1.      O que é um air-bag?
Como o próprio nome já indica o air-bag é uma bolsa inflável utilizada na proteção da cabeça e tórax durante a colisão do veículo.

2.      Quais são os itens que compõem esse equipamento?
É formado por uma bolsa de náilon fina dobrada e acoplada ao painel do automóvel, um sensor de colisões e um inflador químico.

3.      Como ele funciona?
Quando o sensor detecta uma situação de impacto, é acionada uma bomba de nitrato de potássio, ácido de sódio e dióxido de sicílio. A mistura dessas três substâncias produz gás nitrogênio, responsável pela inflação da bolsa. O volume de gases produzidos é tão grande que provoca a ejeção do air-bag a uma velocidade de 320km/h.

Esquema do funcionamento de um sistema de air-bagdentro do volante


4.      Quando foi inventado?
Essa tecnologia foi inventada em 1953, por um engenheiro industrial norte-americano, e começou a ser utilizada em automóveis a partir de 1980.

5.      O uso é obrigatório em veículos nacionais?
Desde 2003, discute-se a obrigatoriedade da adoção de air-bag nos veículos nacionais. Mas, por causa de seu elevado custo, ainda não existe uma lei que torne sua presença obrigatória em todos os veículos novos vendidos no país. Ele é apenas um item opcional de segurança.

6.      Em qualquer situação o air-bag é acionado?
Por medidas de segurança, esse equipamento não é acionado se o automóvel capotar ou se receber uma batida traseira.

7.      Pesquise algumas estatísticas de trânsito relacionadas ao uso desse equipamento e posicione-se a favor ou contra a obrigatoriedade da instalação do air-bag em todos os veículos nacionais.
Quando aliado ao cinto de segurança, reduz em até 30% o risco de vida em colisões frontais.



2 comentários:

  1. Amei o site tinha tudo que eu procurava!!!!!! =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Minha tarefa de casa de Física tinha exatamente essas questões, com excessão de uma que, na tarefa era uma, e no site outra. Que bom que encontrei a maioria das respostas. Obrigada❤

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...